12 de abril de 2021
Ao centro da imagem está uma mulher branca, com cabelos loiros, lisos e curtos. Ela veste uma camiseta branca e está sorrindo. Seus olhos são claros e seus dentes são alinhados e brancos.

Resgate a sua autoestima com a Odontologia Estética

Conheça os principais benefícios da lente de contato dental de porcelana, suas indicações e cuidados.

Quando estamos com a saúde bucal comprometida, sofremos disfunções na fala, na mastigação e até na autoestima, que acaba sendo abalada, não é mesmo? Dessa forma, os relacionamentos sociais são prejudicados e perdemos a confiança para realizar as atividades mais simples do cotidiano.

Por isso, a Odontologia Estética trabalha para solucionar esses problemas, promovendo o bem-estar através de um sorriso saudável e bonito. Acompanhe esse artigo especial e descubra alguns dos principais tratamentos da área – clareamento, lente de contato dental, gengivoplastia etc. – e como eles atuam em benefício da autoestima dos pacientes!

O que é a Odontologia Estética?

A Odontologia Estética é a área responsável por tratar e reabilitar os diversos componentes bucais, proporcionando aos pacientes um sorriso harmonioso e sadio. Para que os tratamentos tenham sucesso, o dentista responsável avalia de forma detalhada o histórico e as condições de saúde bucal do paciente, a fim de adequar os procedimentos para cada caso.

Além disso, os tratamentos da Odontologia Estética, como os implantes e os aparelhos ortodônticos, proporcionam melhoras tanto na parte visual quanto funcional, preservando e devolvendo a integridade estrutural dos dentes e da gengiva.

Quais os tipos de tratamentos estéticos?

Os tratamentos que fazem parte da Odontologia Estética são variados e possibilitam que os pacientes possam exibir um sorriso bonito e em harmonia com as demais características faciais. Esses procedimentos também impactam diretamente a autoestima, já que promovem mais segurança para realizar atividades cotidianas, como falar, sorrir e mastigar.

Os tratamentos estéticos também devolvem a função aos dentes e promovem a saúde bucal. Tratar o sorriso é um exercício de autocuidado e uma forma de compromisso com o bem-estar e autoestima pessoal.  Conheça a seguir alguns dos principais tratamentos que aliam funcionalidade e estética:

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser é realizado por quem busca uma aparência mais branca para o sorriso e é feito, exclusivamente, no consultório do dentista. Para fazer o clareamento é utilizado o peróxido de hidrogênio, uma substância que, quando ativada por laser, elimina os pigmentos que escurecem os dentes.

Por ser realizado somente em consultório, proporciona maior proteção aos demais componentes bucais, como gengiva, bochechas e língua. O processo é clareamento com laser é concluído em poucas sessões, que duram de 30 a 45 minutos.

Clareamento dental caseiro

Essa é uma alternativa para o clareamento dos dentes que pode ser feita em casa, mas com orientação do dentista. Para sua realização, uma moldeira personalizada é fabricada a partir do sorriso do paciente, de forma que se adapte perfeitamente a arcada dentária. O tipo de agente clareador utilizado no procedimento, e o tempo do tratamento, é definido de acordo com cada caso.

Lentes de contato dentais

As lentes de contato são pequenas lâminas sobrepostas aos dentes, utilizadas para harmonizar a aparência do sorriso. Com elas é possível alongar dentes curtos, diminuir o espaçamento, uniformizar o aspecto dentário e tornar o sorriso mais branco.

Esse tratamento é feito levando em consideração as características de cada paciente, buscando um sorriso que valorize a sua beleza natural. As lentes de contato dentais, também chamadas de facetas, podem ser fabricadas em materiais como a resina ou a porcelana.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é uma cirurgia estética realizada para corrigir imperfeições na gengiva. Pode modificar o tamanho, algum desalinhamento e até adicionar espessura a gengivas muito finas. Essa operação é bastante simples e muito utilizada para corrigir o sorriso gengival, e ocorre através da movimentação e da remoção do tecido gengival de forma delicada.

Aparelho ortodôntico

Uma das características que mais geram incômodo aos pacientes é o desalinhamento dos dentes, o que acarreta problemas na mordida. Mas essas imperfeições podem ser corrigidas através do uso de aparelhos ortodônticos.

Atualmente, o mercado dispõe de diversas opções que alinham os dentes, inclusive algumas que possuem aparência quase imperceptível, como o aparelho estético em safira e o Invisalign, por exemplo.  Assim, o paciente não fica com estigmas ao realizar o tratamento.

Implante dentário

A perda de um ou mais dentes abala muito a autoestima. Nesses casos, a solução mais indicada é a colocação de implantes dentários. Além de retomar a estética do sorriso, esse tratamento proporciona qualidade de vida aos pacientes, que podem voltar a se alimentar, falar e sorrir de forma habitual e sem preocupações.

Os implantes dentários possuem aparência muito semelhante aos dentes naturais e são feitos em materiais biocompatíves. Ou seja, são altamente seguros e não sofrem nenhuma forma de rejeição pelo corpo.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!