Implante Dentário

A imagem mostra um desenho 3d de uma arcada dentária inferior. Ao centro estão três dentes e é possível visualizar as suas raízes, o dente do meio é um implante que possui um pino ao invés de raiz.

Existem inúmeras razões pelas quais podemos perder um dente e, na maior parte delas, a reposição desse elemento é imprescindível. Uma das principais soluções nesses casos é a colocação de um implante dentário. Ele atua não apenas devolvendo a estética do sorriso, mas também reparando a função na sua mastigação. Quer conhecer mais sobre os implantes? Então acompanhe o texto que preparamos a seguir.

O que é o implante dentário?

O implante dentário é o protocolo realizado para a reposição de dentes que foram perdidos na arcada. Nesse procedimento, próteses que possuem aparência e função dentárias são fixados ao osso maxilar ou mandibular através de uma cirurgia simples.

Eles possuem pinos em suas bases que lembram o aspecto de um parafuso e podem ser utilizados para a substituição de um ou mais dentes, de acordo com cada caso. Os principais materiais utilizados para a sua fabricação são a resina, porcelana, zircônia e o titânio.

Indicações

O implante dentário é indicado para pessoas que perderam dentes em função de doenças, acidentes, entre outros. Com ele, é possível devolver a aparência natural ao sorriso e reabilitar a função oral.

Atende pacientes com todo tipo de necessidade, desde aqueles com perdas totais (onde toda a arcada precisa ser reabilitada) até perdas pontuais, de poucos ou, até mesmo, um dente apenas.

Contraindicações

A colocação de implantes dentários é contraindicada para crianças e jovens em fase de crescimento, pacientes que utilizam medicação para osteoporose, possuem doença de Paget ou realizam quimioterapia.

Nesses casos, a opção mais recomendada é a utilização de dentaduras. Para entender se os implantes dentários são recomendados para a resolução do seu problema, consulte seu odontologista.

Como é colocado o implante dentário?

Quando o dentista indica a colocação de implante dentário, irá realizar previamente um planejamento que envolve exames para visualização da arcada dentária. Com eles, será possível identificar a posição dos dentes, qualidade da estrutura óssea e então, iniciar a produção dos implantes.

Quando todos os materiais estão prontos, o odontologista inicia o processo para colocação dos implantes. A anestesia mais aplicada é a local, inibindo dores e desconfortos durante a operação. Quando ela surte efeito, é realizado um corte na gengiva e um pequeno furo no osso para encaixe do pino que irá sustentar o novo dente.

Comumente, o implante dentário demanda uma adaptação de 5 a 6 meses após a cirurgia. Já a recuperação após o procedimento é rápida – o repouso e ingestão de analgésicos devem ser feitos durante as primeiras 24 horas, deve-se também evitar esforços físicos durante uma semana.

Como cuidar do implante dentário?

Para que o implante dentário tenha uma longa vida útil, alguns cuidados são necessários. Entre os principais está a higiene bucal. É importante que ela seja feita de forma minuciosa e com a utilização de fio dental para que não ocorra o acúmulo de placa bacteriana entre os dentes.

Evite alimentos muito duros, eles podem ser prejudiciais tanto para os dentes naturais, quanto para os implantes. Além disso, é fundamental realizar o acompanhamento com o seu dentista. Somente ele poderá fazer a manutenção correta da sua saúde bucal e garantir que seu sorriso permaneça bonito e saudável.

Quais são os benefícios do implante dentário

Quando um dente é perdido, a mastigação é comprometida e torna a gengiva suscetível a lesões. Um dos principais benefícios do implante dentário é a reabilitação da função mastigatória e prevenção de problemas bucais.

Os implantes auxiliam também na prevenção de cáries e doenças relacionadas ao acúmulo de placa bacteriana, já que diminuem a exposição dos dentes. Tudo isso acompanhado da renovação estética do sorriso, possibilitando que o paciente tenha mais segurança para sorrir e conversar.

Qual o valor de um implante dentário?

Para saber o preço do seu implante dentário é preciso passar pela avaliação de um dentista. A partir de exames ele poderá indicar a quantidade de dentes a serem substituídos e o tipo de material a ser utilizado. Assim, você garante que o procedimento traga bons resultados, em especial à função e aparência de seus dentes.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!