Instrução de higiene oral infantil

A imagem mostra uma menina branca, de cabelos loiros e com duas tranças. Ela está em um banheiro e veste uma camiseta azul. Em cada mão segura uma escova de dentes e olha para a que está à sua direita.

Cuidar da saúde bucal desde a infância é um processo de cuidado e um investimento para a vida toda. Para que os pequenos cresçam sabendo dessa importância, é fundamental aliar a instrução profissional e atenção no ambiente familiar. Entenda a seguir, como a instrução de higiene oral infantil é importante e de que forma ela pode ser aplicada.

O que é a instrução de higiene oral infantil?

A instrução de higiene oral infantil faz parte dos cuidados que permeiam a odontopediatria. Os dentistas que atuam nesse ramo estão aptos a acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe de problemas.

É comum que algumas crianças tenham dificuldades em dar atenção à saúde bucal e por isso as cáries são tão incidentes entre os pequenos. Com a ajuda do odontopediatra é possível implementar a higiene oral de forma mais natural na rotina, já que esse profissional possui a expertise necessária para compreender as necessidades odontológicas da criança e a melhor forma de implementar os tratamentos necessários.

Quais são os benefícios da Instrução de higiene oral infantil?

É durante a infância que aprendemos muitos dos hábitos que seguem conosco até a vida adulta, por isso é tão importante iniciar os cuidados com a higiene oral nessa fase da vida. Além disso, ao crescer acompanhando o desenvolvimento dos dentes, gengivas e demais elementos bucais, é possível prevenir cirurgias e tratamentos de correção tardios.

A higiene oral nos bebês

Quando nascem, os bebês já possuem todos os dentes na arcada, eles apenas não eclodiram. A partir dos seis meses eles passam a atravessar as gengivas, porém, mesmo antes desse processo, a higiene oral já é fundamental. O ideal, é que após cada amamentação, seja feita a limpeza das gengivas com uma toalha macia, ajudando a remover bactérias.

Quando os dentes começam a nascer, a escovação já pode ser iniciada. É preciso que a escova escolhida tenha a indicação de um profissional, seja específica para a faixa etária da criança e possua cerdas macias. Geralmente, recomenda-se que os dentinhos sejam higienizados duas vezes por dia utilizando uma pequena quantidade de creme dental com flúor.

Um problema recorrente em bebês é a chamada “cárie de mamadeira”. Ela ocorre quando a criança toma sucos, leite ou fórmula durante um longo período e acaba adormecendo com o recipiente na boca. Assim, as bactérias se proliferam e podem ocorrer as cáries, por isso, logo após o bebê terminar de mamar é preciso que a mamadeira seja retirada.

 Além das dicas já citadas, é importante que os pequenos passem pelo acompanhamento de um dentista desde cedo. Com isso, é possível se certificar de que os cuidados ministrados ao bebê serão feitos de forma personalizada, levando em conta as suas reais necessidades.

Higiene oral em crianças

A grande maioria das crianças já possui todos os dentes de leite aos três anos de idade. Essa dentição primária começa a cair por volta dos seis anos e é substituída pelos dentes permanentes – esse processo costuma chegar ao final até os 13 anos.

Essa é uma época fundamental que irá definir as condições de saúde bucal na vida adulta.  Por isso, é importante instruir as crianças quanto à importância da escovação após todas as refeições. Esse processo deve ser feito com a supervisão de um adulto, monitorando a limpeza correta e atentando-se aos molares (mais difíceis de higienizar por estarem ao fundo da boca).

Recomenda-se que a visita ao dentista seja feita a cada seis meses. Com essa rotina, é possível monitorar o crescimento dos dentes, evitar o surgimento de placa bacteriana e receber a instrução de higiene oral infantil de forma efetiva.

Qual o valor da Instrução de higiene oral infantil?

A instrução de higiene oral infantil é parte dos tratamentos obtidos nas consultas odontopediátricas.  Para definir o valor desse e dos demais cuidados pertinentes, é preciso que a criança passe pela avaliação de um dentista, somente assim é possível definir o preço e os procedimentos pertinentes em cada caso.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!