Cirurgia plástica gengival

No lado direito da imagem está uma mulher branca sorrindo, ela veste uma camiseta branca e está apontando com um dos dedos para o seu sorriso. Seus dentes são alinhados e brancos.

A estética do sorriso interfere diretamente na harmonia do rosto, por isso, as pessoas costumam dar atenção especial à aparência dos dentes. Mas e a gengiva? Você já parou para pensar na importância desse elemento no aspecto do seu sorriso? Um dos procedimentos realizados para contemplar essa região e equilibrar a beleza de seu rosto é a cirurgia plástica gengival. Continue lendo e entenda mais sobre essa operação.

O que é a cirurgia plástica gengival?

A cirurgia plástica gengival (também conhecida como gengivoplastia) é o procedimento cirúrgico realizado para corrigir aspectos do tecido gengival. Com ela, o cirurgião-dentista realiza modificações no tamanho, alinhamento e até mesmo na espessura da gengiva. Proporciona uma aparência natural e harmônica ao sorriso, já que equilibra a coloração e recobre dentes com raízes expostas.

Esse procedimento pode trazer benefícios tanto para a beleza quanto para a saúde bucal, em especial quando é realizado para retirar o excesso de pele na região.

Indicações

A cirurgia plástica gengival é comumente realizada por quem busca uma melhora no aspecto estético do rosto. Possui diversas indicações e finalidades, variando de acordo com cada paciente. Conheça a seguir algumas de suas indicações:

  • Correção do sorriso gengival;
  • Recobrimento – em casos de gengivas muito finas, com colorações e contornos incômodos;
  • Retração gengival – proporcionando cobertura às raízes dentárias expostas.

Cuidados pré-operatórios

Alguns protocolos devem ser seguidos antes da realização da cirurgia plástica gengival. Pacientes que já sofreram com a periodontite (doença da gengiva) precisam que ela tenha sido totalmente curada, os dentes devem estar livres da placa bacteriana e a saúde bucal deve estar em dia. Em alguns casos, o dentista pode recomendar tratamentos prévios antes da operação, por isso, consulte-o regularmente. 

Como é feita a cirurgia plástica gengival? 

A cirurgia plástica gengival passa por diferentes processos de acordo com seu objetivo final. Em geral, é uma operação simples, onde o tecido da gengiva é deslocado de forma a melhorar a aparência do sorriso. Alguns casos requerem a utilização de pele do céu da boca, especialmente quando a gengiva é muito curta.

A anestesia mais utilizada é a local e os pequenos cortes da operação podem ser feitos com bisturi ou por meio de laser. O tempo da cirurgia plástica gengival costuma ser rápido, em média uma hora de duração.

Cuidados pós-operatórios

Mesmo que seja um procedimento simples e minimamente invasivo, a cirurgia plástica gengival ainda requer alguns cuidados pós-operatórios. Nos primeiros dois dias após a operação é recomendado que o paciente evite falar demasiadamente, não se exponha de forma prolongada ao sol, não consuma cigarros e bebidas alcoólicas por até uma semana e não pratique esforço físico.

O dentista responsável pode recomendar a utilização de medicamentos e produtos específicos para a higiene do local, a sua prescrição deve ser seguida rigorosamente para que a recuperação se dê de forma tranquila. Além dos cuidados já citados, recomenda-se que a alimentação após a cirurgia seja baseada em ingredientes leves e, preferencialmente, frios.

Quais são os benefícios da cirurgia plástica gengival? 

A cirurgia plástica gengival promove a correção de imperfeições no tecido gengival e melhora consideravelmente a aparência do sorriso. Assim, o paciente passa a ter mais segurança e obtém ganhos em sua autoestima.

As pessoas que passam por esse procedimento conseguem sorrir sem ter vergonha de gengivas muito grandes ou de aparentar dentes alongados. Esse aumento na confiança gera benefícios que vão desde a aceitação pessoal até ganhos na vida social.

Qual o valor para realização da cirurgia plástica gengival?

Para determinar o preço da sua cirurgia plástica gengival é necessário passar pela avaliação de um odontologista. Ele irá determinar quais as técnicas necessárias para corrigir a sua gengiva, se há a necessidade de utilização de tecido do palato e outros aspectos prévios. Somente após essa análise é possível determinar o valor da cirurgia plástica gengival.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!