Exodontia simples

No primeiro plano da imagem está um homem de costas, com luvas descartáveis verdes nas mãos. Ele segura um modelo da arcada dentária na mão esquerda e na direita segura um modelo de dente. Em segundo plano e desfocada, está uma mulher branca sorrindo. Ela está deitada em uma maca.

Você sabe o que é a exodontia simples? Esse é o termo utilizado para designar o procedimento de extração de um ou mais elementos dentários. Entenda a seguir como ocorre essa cirurgia, em que casos ela é recomendada e porque essa operação pode ser tão fundamental para a manutenção da saúde bucal.

O que é a exodontia simples?

A exodontia é a cirurgia realizada para extração de dentes da arcada. Isso pode ocorrer por diversos motivos, porém, costuma ser um último recurso para preservar a saúde bucal.

A exodontia simples é um dos tipos existentes dessa operação e é o mais comum deles. Ela pode ser realizada para remoção de qualquer um dos dentes (canino, incisivo, molar ou pré-molar), incluindo permanentes e de leite. O procedimento ocorre especialmente quando os dentes possuem estrutura comprometida ou trazem algum prejuízo aos demais elementos dentários.

O que motiva a extração de um dente?

Ainda que a exodontia simples seja muito comum, a decisão por esse procedimento é complexa e só pode ser indicada por um cirurgião-dentista. Conheça alguns problemas que podem levar à essa operação:

  • Cáries muito extensas (especialmente aquelas que atingem a raiz do dente);
  • Fraturas dentárias graves;
  • Necrose pulpar não remediável com o tratamento de canal;
  • Doença periodontal avançada;
  • Dentes supra numéricos;
  • E pouco espaçamento para acomodação dos dentes.

Como é feita a cirurgia?

A realização da exodontia simples passa por algumas etapas essenciais. Em primeiro lugar é feito o planejamento da extração, podem ser necessários exames de raio x para identificação do estado interno dos dentes.

Quando a cirurgia se inicia, é aplicada a anestesia local para que o paciente não sofra com dores e desconforto durante o procedimento. Em seguida ocorre a remoção do dente danificado. O tempo da exodontia simples pode variar de acordo com o caso, mas em geral são procedimentos rápidos. Ao final da cirurgia o dentista realiza o bloqueio da lesão vascular para estancar o sangramento e aplica os pontos necessários.

Quais são os cuidados após a exodontia simples?

Como qualquer cirurgia, a exodontia simples exige alguns cuidados pós-operatórios. Com eles, a recuperação pode ocorrer de forma mais rápida. As precauções mais comuns são:

  • A manutenção adequada da higiene bucal;
  • Preferência por alimentos mais gelados e a aplicação de compressas frias para minimizar o inchaço;
  • Não ingerir alimentos duros ou quentes;
  • Evitar atividades muito extenuantes logo após o procedimento;
  • E a ingestão correta dos medicamentos receitados, já que eles serão responsáveis por evitar dores e infecções desnecessárias.

As prescrições indicadas pelo dentista podem variar de acordo com o dente removido e com o resultado da cirurgia, por isso, siga à risca as suas recomendações. Possuindo qualquer sintoma muito persistente, procure o auxílio de um profissional responsável.

Qual o valor para a exodontia simples?

Agora que você já sabe mais sobre a exodontia simples, pode estar questionando qual o preço para a realização dessa cirurgia. Antes de definir esse valor é preciso avaliar o seu caso com um cirurgião-dentista, ele irá determinar quais dentes precisam passar pelo procedimento. Além disso, é possível que outros tratamentos sejam realizados antes da efetiva extração, visando a preservação da estrutura da sua arcada dentária.  


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!