Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Na imagem, uma pessoa está segurando uma radiografia e medindo a distância entre dois pontos no raio x. No fundo da foto está um aparelho branco. A pessoa está usando luvas médicas azuis.

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é um procedimento capaz de tratar doenças, anomalias e deformidades da boca, face e pescoço. Com resultados transformadores, esse tratamento é pouco incisivo. Saiba mais sobre a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial!

O que é a cirurgia Buco-Maxilo-Facial?

A Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é um procedimento realizado por um cirurgião-dentista especializado no tratamento de doenças da Articulação Temporomandibular (ATM), além de atenuação e correção de anomalias e deformidades da cavidade bucal, face e do pescoço.

O procedimento pode ser realizado para tratar uma ampla gama de questões. Desde solucionar quadros de dentes inclusos -aqueles que não nasceram e estão abaixo da gengiva ou presos ao osso-, quanto problemas mais complexos, como maxilares protraídos ou retraídos e que não são passíveis de correção através da ortodontia.  

Exceto em casos específicos onde haja necessidade comprovada pelo cirurgião-dentista responsável, a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial é realizada apenas na fase adulta do paciente. Esse fato se dá por conta do processo de formação e maturação da estrutura óssea do corpo humano, que só ocorre no final da puberdade (em média, aos 17 anos nas mulheres e 18 nos homens).

Como é o planejamento?

Para realizar este procedimento, é necessário que o paciente passe por uma avaliação minuciosa e bastante detalhada. Nesta análise, o profissional responsável irá compreender o quadro da pessoa e qual a melhor abordagem para realizar a cirurgia e obter sucesso. Em muitos casos, recomenda-se que haja um tratamento ortodôntico preparatório antes da operação.

Quando é chegado o tempo da cirurgia, o cirurgião-dentista irá avaliar novamente a pessoa, além de solicitar exames clínicos fundamentais para que a operação ocorra da maneira mais segura possível.

Aqui na Nesello Odontologia, dispomos de uma ferramenta que é um grande diferencial para o planejamento da cirurgia: o escaneamento 3D da região. Utilizando tecnologia de ponta, conseguimos produzir uma versão tridimensional da arcada dentária e outras estruturas que serão afetadas pelo processo.

Com esse modelo digital o cirurgião-dentista pode observar diversos pontos que são importantes para garantir uma cirurgia de sucesso.

Como é realizada?

O procedimento tem início com a aplicação de uma anestesia geral. Então, dentro da necessidade de cada caso, a Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pode ser empregada para extração de dentes internos, como citado anteriormente; desgastes ósseos; até a inserção de placas e próteses para reestruturar os ossos e criar um equilíbrio estético das linhas da face.

A cirurgia, por mais transformadora que seja, é pouco incisiva, pois os cortes são feitos na parte interna da boca e, por conta disso, as pequenas cicatrizes não ficam aparentes. 

Recuperação da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Após a realização da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, o paciente deve passar pelo processo de recuperação específico para seu quadro e intervenção realizada. Esse período pós-operatório exige alguns cuidados para garantir uma cicatrização plena e saudável.

Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal que ocorra um inchaço na região maxilar. Este, por sua vez, comumente é acompanhado de incômodo e leves dores que são facilmente remediados com analgésicos receitados pelo cirurgião-dentista. Por conta disso, é recomendado que a pessoa fique em repouso durante duas semanas.

Em relação a alimentação, durante 30 dias, em média, o paciente deverá adotar uma dieta líquida e pastosa. A comida sólida será permitida pelo profissional responsável conforme a evolução da cicatrização e recuperação dos tecidos.

Atividades físicas devem ser evitadas pelo tempo estipulado pelo dentista. Normalmente, o período de afastamento é de 6 a 8 meses.

Qual o valor da Cirurgia Buco-Maxilo-Facial?

O valor da cirurgia Buco-Maxilo-Facial só pode ser definido com a avaliação de um dentista especializado. Isso porque o procedimento pode ser empregado para solucionar diversas questões, pode possuir etapas pré-cirurgicas, além de exigir uma análise do quadro e individualidades do paciente. Portanto, só é possível definir um valor através de uma consulta.

Ficou interessado? Agende agora mesmo a sua avaliação conosco!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!