Restaurações

Ao centro da imagem está um menino jovem e branco, ele veste uma camisa xadrez e está deitado. Ele está com a boca aberta e uma pessoa que está de costas coloca um espelho odontológico entre os dentes da criança.

As restaurações dentárias são procedimentos recorrentes nos consultórios odontológicos. Elas são um meio de tratamento em dentes que passaram por traumas ou sofreram com as cáries. Mas você sabe como é feita a restauração de um dente infantil? Entenda a seguir quais são os benefícios e como funcionam as restaurações.

O que são as restaurações dentárias?

A restauração dentária é o procedimento pelo qual o dente é reconstruído e tem como objetivo devolver a forma e função perdidas em casos de fraturas ou cáries. Pode ser dividida em dois tipos:

O primeiro deles é a restauração dental direta, processo feito no consultório do dentista e que é aplicado nos casos em que é possível adicionar o material diretamente no dente danificado. O segundo tipo é a restauração dentária indireta, aplicada em dentes mais desgastados. Nessa situação, o material necessário para o tratamento é preparado em laboratório para encaixar especificamente naquele dente.

Indicações

As restaurações dentárias são indicadas principalmente para lesões geradas pela cárie. Em crianças, esse quadro é muito comum e é recomendado que o tratamento seja feito o mais rápido possível. Dessa forma, é possível evitar a proliferação de bactérias e maiores danos ao dente – situação que pode levar a casos mais graves e requerer tratamento de canal.

Além das cáries, a restauração é necessária para reparação de dentes trincados, quebrados e com erosões no esmalte (gerando sensibilidade). Pacientes que sofrem com o bruxismo também podem precisar desse tratamento, já que a doença causa grande desgaste aos dentes.

Quais são os materiais utilizados na restauração de um dente?

Existem dois principais materiais utilizados nas restaurações dentárias, a amálgama e a resina. Conheça mais sobre cada uma delas:

Amálgama

Esse material possui cor prateada é uma opção mais resistente para as restaurações. Possui alta durabilidade e sofre menos desgaste durante o processo de mastigação. Além disso, a amálgama diminui consideravelmente as chances de infiltração marginal e reincidência de cáries.

Resina

A resina é a opção mais esteticamente agradável para quem precisa de restaurações, já que a sua cor se assemelha muito ao tom natural dos dentes. Outro diferencial desse material é a alta adesividade e a praticidade – em apenas uma sessão a restauração é concluída. Ainda que possua diversas vantagens, a resina pode não ser efetiva para reconstituição de grandes áreas danificadas.

Para entender qual o melhor material para ser aplicado em cada caso, converse com um odontologista, somente ele pode indicar os melhores procedimentos para a manutenção da saúde bucal.

Benefícios das restaurações

Tanto em adultos, quanto em crianças, realizar restaurações em dentes danificados é muito benéfico. Esse procedimento recupera em primeira instância a funcionalidade dentária, fazendo com que o processo de mastigação não seja doloroso e ocorra corretamente. Além disso, beneficia a estética do sorriso, especialmente em casos de dentes trincados e quebrados.

As restaurações previnem também a perda precoce de um elemento dentário. Em casos em que houve incidência de cárie, é possível remediar o comprometimento da raiz e maiores danos à estrutura dos dentes.

Restaurações em crianças

As restaurações dentárias em crianças são muito comuns nos consultórios, mas exigem técnica e experiência do profissional. Isso ocorre porque o processo de reconstituição de cada dente demanda um período considerável de tempo, podendo deixar algumas crianças desconfortáveis.

O procedimento é bastante simples e não leva riscos à saúde infantil. Crianças que se submetem precocemente à restauração, evitam a perda precoce de um dente e maiores danos à estrutura dental. Por essa razão, a visita regular ao dentista é primordial para manutenção da saúde bucal dos pequenos.

Qual o valor de uma restauração?

Como você aprendeu anteriormente, as restaurações podem ser indicadas em diferentes casos e visam reconstruir a estrutura de dentes danificados. É necessário passar pela avaliação de um dentista para definir o preço do procedimento, ele irá analisar a quantidade de dentes a serem reparados e o melhor material a ser aplicado. Dessa forma, você garante que o tratamento se dará de forma efetiva, levando os melhores resultados ao seu sorriso!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!