Restauração parcial em porcelana

A imagem mostra um espelho odontológico. Eles e entre duas arcadas dentárias e reflete um dos dentes.

A restauração dental é um procedimento muito comum nos consultórios odontológicos, afinal, lesões geradas por cáries ou acidentes acontecem o tempo todo. Graças a essa grande demanda, as tecnologias aplicadas no tratamento passam por constantes evoluções, incluindo, é claro, os materiais utilizados. A restauração parcial em porcelana é uma das opções mais vantajosas para os pacientes que precisam recuperar a função e estética de um dente. Quer conhecer mais sobre esse método? Continue lendo e saiba mais.

O que é a restauração parcial em porcelana?

Quando um dente é danificado e perde parte de sua forma natural, é necessário buscar tratamentos odontológicos que preservem a saúde bucal. Uma das opções mais vantajosas é a restauração parcial em porcelana. Com ela, é possível recuperar a função mastigatória dos dentes, eliminando dores e desconfortos gerados pela lesão. Além disso, a porcelana proporciona uma aparência natural, já que sua coloração e textura são semelhantes às naturais.

Indicações

A restauração parcial em porcelana é indicada para a recuperação de dentes que sofreram lesões, como corrosão por cáries e acidentes que comprometeram a estrutura dentária. O tratamento comtempla fraturas que envolvem até 50% da coroa do dente, preenchimento de grandes cavidades internas, correções no formato e preenchimento de espaços entre os dentes.

A porcelana é também utilizada para a substituição de restaurações antigas. Isso ocorre, pois, alguns materiais, como a amálgama, possuem estética desagradável e deixam os dentes com aspecto metálico.

Como é feita a restauração parcial em porcelana?

A restauração parcial em porcelana é feita indiretamente, ou seja, o preparo inicial é feito em consultório com o paciente, porém a preparação do material é realizada em laboratórios externos.

A estrutura de porcelana aplicada na restauração é feita de forma personalizada, visando o conforto do paciente e uma estética correspondente ao dente natural. Os laboratórios que realizam a produção do material são especializados nessa tecnologia.

Quando a restauração fica pronta, é enviada ao consultório e o dentista realiza a sua cimentação no dente do paciente. Por fim, o material é esculpido e polido, proporcionando um resultado natural.

Como cuidar da restauração em porcelana?

Para que a vida útil da restauração em porcelana seja prolongada, alguns cuidados devem ser tomados. O principal deles é a atenção para a higiene bucal, realizando a escovação após todas as refeições. Além disso, é preciso utilizar fio dental, evitando a formação de placa bacteriana entre os dentes.

Nos casos de pacientes com bruxismo severo, é indicado que ele utilize placas miorrelaxantes para que não ocorra o desgaste da porcelana aplicada.

Principais benefícios

A tecnologia aplicada na produção da restauração em porcelana proporciona que esse tratamento tenha diversos benefícios. Em comparação com a amálgama, por exemplo, possui estética mais agradável, se assemelhando ao dente natural.

A porcelana também apresenta grande durabilidade, em alguns casos a substituição do material não é necessária por até 10 anos após a aplicação. Isso ocorre, pois, o material é de alta qualidade, possui grande resistência e não sofre grandes alterações em sua coloração.

Possui baixa probabilidade de apresentar cáries, em especial quando comparada às restaurações com resina. Após a sua aplicação, não costuma apresentar complicações, isso porque a porcelana é um material com alta biocompatibilidade com o organismo humano. Dessa forma, o corpo não rejeita o elemento, proporcionando que a saúde bucal permaneça em dia.

Qual o valor de uma restauração parcial em porcelana?

A restauração parcial em porcelana é indicada para diversos tipos de lesões ocasionadas nos dentes, assim como para a substituição de materiais aplicados em restaurações anteriores. Dessa forma, o preço para esse procedimento varia de acordo com o seu objetivo principal.

Para a definição mais precisa de um valor para a sua restauração parcial em porcelana, faça a avaliação de seu caso com um odontologista. Ele será capaz de indicar os tratamentos mais efetivos para a saúde bucal e estética do seu sorriso.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!