Enxerto de gengiva

No canto esquerdo da imagem está uma mulher branca com cabelos castanhos, presos em um coque. Ela está sorrindo, seus dentes são claros e alinhados. As suas mãos estão abertas próximas ao maxilar.

O enxerto de gengiva é um procedimento essencial para a recuperação da estética e função das gengivas. Com essa operação é possível reconstruir o tecido que foi perdido ou deformado por diferentes causas. A seguir você irá conhecer as técnicas, indicações e cuidados necessários nesse tratamento, além de entender os benefícios em realizá-lo.

O que é o enxerto de gengiva?

O enxerto de gengiva é o procedimento através do qual é feita a reconstrução gengival, possibilitando a recuperação da harmonia estética e melhora na saúde bucal. Essa operação pode ser realizada de variadas formas, coletando os enxertos no próprio paciente ou utilizando material proveniente de fontes biológicas manipuladas para esse fim.

Indicações

Apesar de serem muito associados ao recobrimento de raízes dentárias, os enxertos de gengiva são utilizados para diversas outras correções. É indicado para tratar falhas estéticas e funcionais decorrentes de falhas em próteses dentárias, laminados cerâmicos e implantes osteo integrados.

Além disso, os enxertos reconstroem a estrutura da gengiva em áreas com dentes ausentes e aumentam o seu volume em regiões de contato com próteses dentárias fixas (melhorando o aspecto acinzentado).

Como é feita o enxerto de gengiva? 

Diferentes métodos são aplicados para realizar o enxerto de gengiva. Conheça a seguir as principais técnicas empregadas nessa operação:

Enxerto de gengiva de tecido conjuntivo

Esse método é aplicado especialmente em tratamentos para o aumento de volume gengival e cobertura de raízes dentárias. Nesse processo, a camada mais superficial da gengiva é erguida e sua camada subjacente é removida.

A partir de então, o tecido é estabilizado com pontos de sutura resultando em gengivas com estética renovada. Nessa técnica, o enxerto costuma ser retirado do palato (céu da boca).

Enxerto de gengiva livre

Esse método é bastante semelhante ao enxerto com tecido conjuntivo, porém utiliza também tecido da própria gengiva para recobrimento radicular. É mais indicado para casos de recobrimento da raiz já que não proporciona aumento no volume gengival.

Enxerto de gengiva pediculado

O enxerto de gengiva pediculado é indicado para pequenos recobrimentos, pois utiliza o tecido da gengiva do dente adjacente para realizar a cobertura de raízes.

Nessa operação são realizadas pequenas incisões na porção mais superficial da gengiva, bem próximo à área a ser tratada. Logo após, é realizado um movimento de rotação e o tecido é deslocado, recobrindo a raiz exposta.

Cuidados pós-operatórios

A recuperação após a cirurgia com enxerto de gengiva não é complicada, mas ainda assim exige cuidados. Devido à delicadeza da gengiva, o paciente deve estar atento para não deslocar o tecido enxertado.

Para evitar complicações, os movimentos com os lábios e a boca devem ser restringidos por até uma semana. Nesse mesmo período é recomendado que a limpeza da área tratada seja realizada pelo dentista em consultório. Durante 14 dias devem ser evitados os alimentos mais rígidos e muito residuais, isso porque a escovação deve proceder de forma delicada, sem agredir a gengiva operada.

Quais são os benefícios do enxerto de gengiva?

O enxerto de gengiva possui diversos benefícios, além de parar o processo de retração da gengiva e a perda óssea decorrente, ele auxilia na redução da sensibilidade nos dentes – especialmente quando ocasionada por temperaturas quentes e geladas. 

Quando os enxertos são utilizados para recobrimento de raízes, contribuem para a menor incidência de cáries, já que os dentes deixam de estar expostos. Além disso, traz vantagens estéticas, melhorando a aparência do sorriso e promovendo aumento de autoestima nos pacientes.

Qual o valor para realização do enxerto de gengiva?

Como citado anteriormente, existem variadas técnicas para a aplicação do enxerto de gengiva. Devido a isso, o preço para essa operação varia de acordo com cada caso. Consulte um odontologista de sua confiança para saber qual o método mais adequado para o seu tratamento e entenda quais sãos os valores para a sua cirurgia.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!