Retratamento de canal

Um homem de pele branca e cabelos escuros está usando óculos e uma jaqueta jeans azul. Ele está com sua mão direita sobre o rosto, com um semblante de sofrimento.

Em alguns casos, o tratamento de canal acaba não extinguindo a dor e incômodo que o paciente sente em seu dente. Seja por questões técnicas ou até mesmo má resposta do organismo. Para resolver isso, utiliza-se o retratamento de canal. Saiba mais.

O que é o retratamento de canal?

Retratamento de canal é uma técnica utilizada quando um tratamento de canal precisa ser realizado novamente. Isso pode ocorrer por conta de questões como falha no procedimento anterior ou até uma má resposta do organismo. Normalmente, as pessoas que passam por essa intervenção, não deixaram de sentir os incômodos e dores que as levaram a procurar um dentista para realização de um tratamento de canal.

Então, comumente os pacientes que regressam ao consultório apresentando sintomas como grande desconforto, e até a formação de pus na região tratada, passam por uma avaliação e depois pelo retratamento de canal.  

Quando o retratamento de canal é necessário?

O retratamento de canal é necessário quando, através de exames, como raio x e uma análise visual, o dentista responsável identifica o surgimento de cistos, lesões na raiz do dente, infecção dos canais – por estarem sem curativos -, ou percebe uma má resposta imunológica do organismo do paciente.

Além destes, o retratamento pode ser empregado para casos em que o procedimento anterior falhou devido a uma desinfecção incompleta do canal, dificuldades por conta da anatomia da região no paciente, ou ainda a má obturação dos canais.

Uma higiene bucal deficiente também pode ocasionar o surgimento de cáries no dente já tratado e, por consequência, exigir um retratamento de canal.

Como é feito o retratamento de canal?

Visto que podem ser várias as causas da dor no dente tratado anteriormente, o paciente passará por uma avaliação criteriosa do dentista. Desta forma, é possível saber o que continua causando dor na pessoa e qual a melhor forma de resolver isso.

A operação é bastante semelhante com o tratamento de canal. Primeiramente o paciente é anestesiado para garantir seu conforto durante todo procedimento. Em seguida, o dentista fará o acesso, ou seja, utilizando uma ferramenta específica, ele irá abrir caminho para o interior do dente.

Quando houver pleno acesso à região que fora previamente tratada, o especialista irá fazer uma remoção do preenchimento colocado no tratamento de canal, depois uma nova desinfecção e, por fim, é realizado um novo preenchimento e obturação.

Retratamento de canal dói?

Muito se fala a respeito da dor e incômodo que o tratamento e o retratamento de canal podem causar. É comum ouvir que o procedimento é doloroso desde a caneta de alta rotação – o motorzinho – até o final. Mas a verdade é que, tanto o tratamento de canal, quanto o retratamento são totalmente indolores, pois o paciente é anestesiado antes de qualquer ação.

O que realmente causa dor é a inflamação existente no local. O interior dos nossos dentes é extremamente sensível, então a sensação de desconforto acaba sendo bastante amplificada por isso.

Então, quando surgir a dor no dente, a pessoa deve procurar um dentista o mais rápido possível, evitando que o quadro piore e torne-se mais doloroso.

Como é a recuperação do retratamento de canal?

Depois do retratamento de canal, o dentista indicará ao paciente algumas recomendações que ele deve seguir. A primeira é em relação à alimentação, nos primeiros 15 dias (ou mais, dependendo de cada caso) a dieta deve ser de alimentos macios ou pastosos, isso evita fazer pressão contra o local tratado.

Visto que é uma área que passou por um tratamento duas vezes, a higienização local deve ser feita de forma suave e delicada, a fim de não lesionar o local tratado.

Qual o valor de um retratamento de canal?

A única maneira de determinar um valor para o retratamento de canal é através de uma avaliação odontológica detalhada. Nesta análise o dentista poderá averiguar o quadro, definir um protocolo para o tratamento e, assim, estipular um valor.

Ficou interessado? Agende sua avaliação com nossa equipe!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!