Prótese parcial removível

Ao centro da imagem está uma mulher branca com cabelos pretos e soltos, ela veste uma blusa preta com ombros a mostra. Ela está sentada em uma maca odontológica e segura um espelho amarelo em forma de dente. Ela está com a boca aberta e observa seus dentes enquanto sorri.

A prótese parcial removível é uma das soluções mais tradicionais para a substituição de dentes perdidos. Ela devolve a função mastigatória e evita que as gengivas sofram lesões desnecessárias devido à área exposta. Quer saber mais sobre esse tratamento e em que casos ele pode ser indicado? Então acompanhe o texto especial que preparamos a seguir.

O que é prótese parcial removível?

A prótese parcial removível é um aparelho protético utilizado para substituição de dentes perdidos. Um dos seus diferenciais é o fato da prótese ser móvel, possibilitando a sua retirada a qualquer momento para limpeza ou maior conforto do paciente.

Sua fixação é feita através de grampos metálicos que são apoiados nos dentes naturais. Além disso, é feita de forma a se adaptar à gengiva, proporcionando maior segurança para a execução das atividades cotidianas como falar e mastigar.

Como são os grampos da prótese parcial removível?

As próteses parciais removíveis convencionais necessitam de grampos que são utilizados para a sua imobilização na arcada dentária. Em alguns casos, eles podem ser substituídos por encaixes colocados em coroas protéticas. Essas estruturas são cimentadas sobre os dentes naturais e atuam como apoio para a prótese.

Ainda assim, a maior parte dos aparelhos são confeccionados da forma tradicional. Os grampos não prejudicam a saúde bucal e apenas necessitam de higienização frequente para que não ocorra o acúmulo de placa bacteriana no local.

Indicações

A principal indicação da prótese parcial removível são os casos de perda de alguns elementos da arcada dentária. Pode ser aplicada em pessoas com pouca estrutura óssea, já que não precisam ser fixadas internamente.

Como cuidar da prótese parcial removível?

Assim como qualquer procedimento odontológico, a manutenção da prótese parcial removível é fundamental para que sua durabilidade seja maior. Uma das principais recomendações é a limpeza do aparelho após todas as refeições. Para isso, é preciso que a prótese seja removida da boca e a limpeza deve ser feita com escovas especiais, fabricadas de forma a otimizar a remoção de resíduos nas superfícies internas.

Uma indicação é a escova cilíndrica. Ela deve ser utilizada para higiene minuciosa, já que, a remoção de bactérias, fungos e restos de alimentos é tão importante para a durabilidade da prótese removível quanto para a saúde dos dentes naturais. 

Além disso, a visita ao odontologista deve ocorrer de forma periódica. O profissional será a pessoa responsável pela manutenção geral da prótese, higienização e eventuais mudanças no seu tratamento.

Quais são os benefícios da prótese parcial removível?

A prótese parcial removível proporciona a recuperação da função mastigatória e evita que as gengivas sofram com lesões causadas pelo espaço exposto. Além disso, os pacientes se adaptam com tranquilidade a ela.

Outro benefício importante sobre a prótese parcial removível é a sua fácil higienização. Por ser totalmente móvel, possibilita a limpeza completa sem grandes dificuldades. Dessa forma, são minimizadas as chances de infecção e problemas gerados pela placa bacteriana.

Qual o valor de uma prótese parcial removível?

A prótese parcial removível é indicada para pacientes que perderam alguns elementos da arcada dentária por causas diversas. O número de dentes que ela pode substituir varia de acordo com cada caso.

Por essa razão, não é possível definir o valor da sua prótese sem uma avaliação criteriosa. Para identificar os melhores materiais e técnicas, é possível que seu odontologista sugira ainda a realização de exames e tratamentos paralelos. Através dessa consulta, você pode entender o preço para a sua prótese e garantir bons resultados na sua aplicação.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!