Tratamento preventivo com selante

no centro da imagem uma menina branca, de cabelos castanho e usando uma blusa rosa, está sentada numa cadeira odontológica com a boca aberta e segurando o encosto. A direita, desfocada, está a dentista que usa luvas azuis e examina os dentes da menina com um instrumento.

Para prevenir o surgimento da cárie nas crianças, os pais e responsáveis devem estar sempre atentos e vigilantes, principalmente quando a alimentação contém muitos açúcares e carboidratos. O dentista é o principal parceiro no cuidado para que esse problema não aconteça, podendo realizar a aplicação do flúor e também do selante. Esse último é um excelente tratamento preventivo e aqui esclarecemos tudo sobre o selante dental infantil!

O que é o selante dental infantil?

O selante dental é uma resina aplicada na superfície os dentes. Esse revestimento pode ser branco ou transparente, e por isso fica imperceptível na boca. O selante é uma alternativa para preservar a saúde dos dentes, vedando sulcos e impedindo a penetração de bactérias. Ele sela as fissuras que facilitam o acúmulo de resíduos de comida e aumentam a incidência da cárie.

Como é aplicado o selante no tratamento preventivo?

O tratamento preventivo com o selante dental infantil tem uma dinâmica específica. O odontopediatra começa isolando os dentes que receberão a aplicação da resina, a fim de que não aconteça nenhuma interferência externa e, na sequência, faz uma limpeza completa dos dentes. Com isso, o dentista garante a eliminação de todos os resíduos alimentares das fossas oclusais.

Em seguida, uma segunda limpeza é feita, preparando a área para receber a resina e buscando chegar ao resultado mais eficaz. Só então o selante é aplicado, diretamente nas fissuras dos dentes, sem interferir no processo natural de erupção e assegurando o bloqueio completo contra as cáries.

O tratamento preventivo com selante é tranquilo e totalmente indolor. A aplicação não requer o uso de borcas e nem de medicamentos anestésicos.

Etapas da limpeza dentária

A primeira etapa da limpeza é feita com o ácido fosfórico a 36% — em forma de creme ou gel — aliado a utilização de um tubo de exploração. O composto age sobre os dentes por aproximadamente 30 segundos.

Já a segunda etapa, por sua vez, utiliza o “jato de bicarbonato”, uma mistura de água, ar e bicarbonato de sódio que, ao ser aplicada, elimina os resíduos que restaram. Depois dessas etapas, os dentes estão em condições de receber o selante sem correr o risco de que se solte com o tempo.

Quando começar o tratamento preventivo com selante?

A aplicação do selante pelo odontopediatra é indicada a partir do nascimento do primeiro dente permanente da criança, o que costuma ocorrer próximo aos 6 anos. O importante é sempre fazer uma avaliação com o dentista antes de dar início a qualquer tratamento, a fim de identificar a época correta para começar.

Os selantes podem sim ser aplicados em crianças mais velhas e até mesmo nos adultos. Nesses casos, o tratamento com selante pode ser uma alternativa se os dentes apresentarem sulcos muito profundos, que aumentem o risco de cáries.

Quanto tempo dura o selante dental?

Se todas as etapas e padrões recomendados forem seguidos, o que inclui as duas limpezas e a preparação dos dentes, o tratamento com selantes pode durar por anos. Outro ponto positivo dessa técnica com resina é a possibilidade de substituição, se houver a necessidade.

Mas tudo isso é avaliado pelo dentista nas consultas periódicas, por isso o acompanhamento é essencial. A partir disso você será orientado, por exemplo, sobre quando fazer uma reaplicação do selante.

Qual o valor do tratamento preventivo com selante?

Não é possível definir de antemão um valor específico para o tratamento preventivo com selante, pois existem inúmeros fatores, que variam de paciente para paciente, e podem interferir no procedimento.  O ideal é que os responsáveis levem a criança ao consultório do odontopediatra para uma avaliação inicial, em que será analisada a saúde bucal como um todo, o número de aplicações necessárias nos dentes e a quantidade de selante que será utilizado. Por isso, busque sempre o auxílio de um dentista de confiança!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!