Implante de Carga Imediata

Na imagem é possível ver uma mulher de cabelos castanhos e pele clara sorrindo enquanto se olha no espelho. Ela está com seu braço direito tocando a porção anterior do maxilar. Ela usa óculos de armação preta, jaqueta jeans com detalhe rosa na gola e uma camiseta preta. A mulher está em um consultório odontológico.

A técnica de Implante de Carga Imediata é um marco no campo da odontologia. Ela promove um resultado estético já no dia do implante do parafuso de titânio. Além disso, o processo consiste na realização de apenas uma perfuração precisa e específica na região em que a prótese será implantada, dispensando cortes e retalhos. Saiba tudo sobre.

O que é o Implante de Carga Imediata?

Com o constante avanço da tecnologia, a odontologia, e por consequência os pacientes, foram bastante beneficiados. Novas técnicas tornaram-se possíveis graças a equipamentos de ponta e diversos estudos realizados nas últimas décadas. Um exemplo dessa evolução está no campo de implantes dentários.

Muitas pessoas desejavam reabilitar sua arcada dentária através de implantes, mas ficavam descontentes com períodos de espera para osteointegração (quando as células ósseas naturais do corpo migram para superfície dos pinos e parafusos de titânio inseridos no local). Então, através de muitos estudos e desenvolvimento de tecnologia, chegou-se ao método de implante de carga imediata.

O Implante de Carga Imediata é uma técnica que possibilita ao dentista inserir uma prótese provisória logo após a instalação do parafuso de titânio no osso. Com este método, não é necessário aguardar o tempo da osteointegração (que pode levar meses) para inserir a prótese.

Como é feito?

Antes da realização do Implante de Carga Imediata, o cirurgião-dentista responsável solicitará alguns exames fundamentais, além de um escaneamento tridimensional da arcada dentária. Esse modelo digital possibilita avaliar diversos pontos, mas um dos mais importantes é em relação a estrutura óssea do paciente. Caso não haja uma quantidade mínima de tecido, a pessoa deverá passar por um enxerto ósseo e, somente depois o implante poderá ser realizado.  

O procedimento começa com o cirurgião-dentista fazendo a inserção do parafuso de titânio através de uma perfuração precisa que tem o tamanho e diâmetro específicos para o caso. Quando o material está inserido, avalia-se sua estabilidade e, caso esteja conforme o planejado, o cirurgião colocará a prótese provisória logo em seguida.

O Implante de Carga Imediata é feito em consultório, com anestesia local e leva entre uma e oito horas, dependendo da quantidade de implantes a serem realizados.

Para quem é indicado o Implante de Carga Imediata?

Todos os pacientes interessados em realizar o Implante de Carga Imediata passam por diversos exames para garantir que estejam aptos.

Essa técnica é indicada para pessoas que não possuem questões como diabetes, osteoporose, bruxismo e tecido ósseo insuficiente. Este último pode ser corrigido com uma enxertia óssea.

Quais os benefícios?

O Implante de Carga Imediata apresenta diversos benefícios ao paciente. O principal é a praticidade e velocidade dos resultados estéticos. No mesmo dia da inserção do parafuso de titânio, o paciente já sai com uma prótese provisória, reabilitando o sorriso e elevando sua autoestima.

Visto que a prótese é inserida na mesma operação do implante do parafuso de titânio, o paciente já retoma a capacidade de mastigação com o local que antes estava sem dente.

Cuidados pós Implante de Carga Imediata

Logo após a operação de implante, o paciente retornará para sua residência e deve repousar. Recomenda-se que faça compressas geladas no local, a fim de reduzir o inchaço e obter uma ação analgésica. A alimentação deve ser cuidadosa, nos primeiros dias, deve-se evitar mastigar com o lado operado, além de não consumir itens muito quentes e com propriedades ácidas.

Exposição solar, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo, pois estes fatores atrapalham a cicatrização do implante.

O cirurgião-dentista responsável também irá definir algumas medicações a serem tomadas para que a recuperação ocorra de maneira agradável e com o mínimo de desconforto para o paciente. Os analgésicos e outras substâncias devem ser tomados de acordo com a indicação do profissional.

Qual o valor do Implante de Carga Imediata?

A única maneira de definir o valor de um Implante de Carga Imediata é através de uma avaliação odontológica minuciosa. Nesta análise, o profissional irá averiguar todas as questões que englobam o tratamento. Desde quantos implantes são necessários, até se a quantidade de tecido ósseo na região é suficiente.

Apenas quando o dentista possuir todas as informações necessárias, ele poderá definir um valor para o tratamento.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e agende a sua avaliação aqui na Nesello Odontologia!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!