Radiografia panorâmica

A imagem mostra duas pessoas, uma delas é uma mulher branca, tem cabelos curtos e castanhos e veste um jaleco branco – ela está de costas. À sua frente está uma menina branca com cabelos lisos e pretos. A criança está posicionada no aparelho de raio-X e segura uma boqueira. A mulher está segurando uma das partes do aparelho ao lado do rosto da menina.

A radiografia panorâmica é um exame que permite a visualização completa da arcada dentária, ossos, articulações mandibulares e até mesmo dos seios nasais. Com ela, é possível detectar doenças precocemente e avaliar o andamento de procedimentos realizados em consultório, como o tratamento de canal. Quer conhecer mais sobre esse exame tão importante? Continue lendo e saiba como a radiografia panorâmica é realizada, quais são as suas indicações e benefícios.

O que é a radiografia panorâmica?

As radiografias são exames amplamente utilizados na odontologia. Com elas, é possível obter imagens da região interna de gengivas, ossos, dentes e articulações bucais. Esse processo acontece graças à tecnologia do raio-X, utilizado em equipamentos modernos e que controlam a radiação liberada – garantindo, assim, a segurança do paciente durante o exame.

Quando se trata da radiografia panorâmica, podemos observar algumas diferenças. Enquanto os tipos de raio-X convencionais possibilitam a análise de pequenas partes da boca, a radiografia panorâmica proporciona uma única imagem abrangendo toda a estrutura bucal. Ou seja, arcada superior, arcada inferior, articulações temporomandibulares (ATM), todos os dentes, região do nariz e seios nasais.

Com esse exame é possível acompanhar a evolução de tratamentos odontológicos e ainda detectar precocemente doenças e cáries.

Como é feita a radiografia panorâmica?

O processo para realização da radiografia panorâmica é rápido, simples e totalmente indolor. Um profissional irá auxiliar o paciente durante todo o exame e o primeiro passo será a retirada dos objetos metálicos como brincos e joias. Feita essa remoção, a sua cabeça deverá ser posicionada entre as duas estruturas do aparelho de raio-X, em alguns casos, o paciente utiliza boqueira para que o exame registre com mais precisão a arcada dentária.

Inicia-se então a realização da radiografia, os tubos de raio-X se movem ao redor da cabeça do paciente, emitindo feixes que captam as informações necessárias e formam a imagem radiográfica. O resultado do exame pode ser impresso em filmes radiográficos ou, até mesmo, em papel comum. Todo esse processo ocorre com rapidez, em cerca de cinco minutos o paciente já pode ser liberado.

Indicações

Os dentistas costumam solicitar a realização de radiografias para o planejamento de cirurgias, implantes dentários, detecção de doenças, análise de cáries e lesões nos dentes ou ossos da boca.

Já a radiografia panorâmica, é indicada em necessidade de visão ampla da boca, isso porque o exame fornece a visualização da estrutura bucal completa em apenas uma imagem. Com esse exame é possível identificar anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes danificados, infecções e até tumores.

A radiografia panorâmica também é essencial para o planejamento de tratamentos ortodônticos, em especial para os aparelhos e alinhadores. Através das imagens obtidas com o raio-X, é possível visualizar e indicar os melhores procedimentos para correção de dentes desordenados e problemas na mordida.

Benefícios da radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é um passo primordial para a realização de procedimentos ortodônticos, sejam eles para tratamento clínico ou estético. Algumas das principais vantagens desse exame são:

  • A visualização completa da arcada dentária, facilitando o acompanhamento, planejamento e diagnóstico de doenças e distúrbios bucais;
  • É uma radiografia que permite a melhor implementação de tratamentos em todas as especialidades da Odontologia, incluindo cirurgias odontológicas;
  • Permite a observação de todas as estruturas do complexo maxilomandibular, incluindo os dentes, seios maxilares e as articulações entre a mandíbula e o crânio;
  • A radiografia panorâmica pode ser feita tanto em adultos quanto em crianças.

Além dos benefícios já citados, esse exame é totalmente seguro para os pacientes, não oferecendo nenhum tipo de risco, e totalmente indolor.

Qual o preço de uma radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é um exame utilizado para o planejamento e implementação de diversos tipos de tratamentos odontológicos. Por essa razão, o preço do exame pode variar de acordo com a sua finalidade. Para saber o valor desse e outros procedimentos indicados para o seu caso, busque o auxílio de um dentista – ele irá tirar todas as suas dúvidas e indicar o preço adequado para a sua radiografia.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!