Clareamento dental

Na imagem é possível ver o sorriso de uma mulher. Ao centro da imagem está uma barra que a divide em duas partes. Ao lado esquerdo estão dentes amarelados, com aspecto de sujos. No lado direito estão dentes brancos e limpos.

O clareamento dental é um procedimento prático, seguro e que proporciona resultados fantásticos. Através da utilização de um produto específico, o dentista consegue fazer a quebra das moléculas de pigmentação que estão presentes no dente e trazer a cor natural de volta ao sorriso do paciente. Saiba mais.

O que é clareamento dental?

Ao longo da vida, é normal que haja uma exposição dos dentes a diversos agentes capazes de promover a pigmentação. Desde o café até o cigarro, muitos são os fatores que criam o aspecto de dentes amarelados. Além disso, a predisposição genética, má higiene bucal e outras questões podem provocar o escurecimento dos dentes.

Por mais variáveis que sejam as causas do tom amarelado nos dentes, um ponto que a grande maioria dos casos converge é na vontade de ter um sorriso branco e bonito. E é exatamente para solucionar esta questão que o clareamento dental é indicado.

De forma resumida, o clareamento dental pode ser descrito como uma técnica que auxilia na retomada do tom natural dos dentes através de um agente químico específico.

Como funciona o clareamento dental?

Como visto anteriormente, por conta de diversos fatores, os dentes acabam adquirindo pigmentação e tornam-se escurecidos. O clareamento dental age exatamente combatendo o pigmento que ficou aderido aos dentes.

A ação do produto clareador é relativamente simples. Composto por peróxido de hidrogênio, o produto é colocado sobre o dente e age atingindo as moléculas de pigmentação, de forma a quebrá-las em estruturas menores que deixam o dente mais claro e com aspecto saudável.

Tipos de clareamento dental

O clareamento dental pode ser feito de duas maneiras diferentes: no consultório ou em casa.

Clareamento em consultório

Essa é a forma mais rápida, segura e eficiente. Neste caso, o paciente receberá um produto com maior concentração de peróxido de hidrogênio e terá associação de um laser ativador que acelera a quebra das moléculas de pigmentação. Uma das vantagens deste método é a proteção que será utilizada para evitar contato do produto com a gengiva, bochechas e língua.

Normalmente, este processo conta com poucas sessões de 30 a 45 minutos.

Clareamento dental no consultório:

Neste caso, o dentista aplica o agente clareador sobre os dentes e, na sequência, é incidida uma fonte de energia ativadora (laser), que intensifica o tratamento e facilita a quebra dos pigmentos indesejados. Cabe destacar que, além de eficaz, o procedimento também é extremamente seguro, pois faz a utilização de um protetor interno para evitar queimaduras na gengiva, lábios e bochecha durante sua realização. Desta forma, logo na primeira sessão, é possível perceber a diferença de coloração dos dentes.

Clareamento caseiro

É um método que apresenta ótimos resultados ao paciente, mas é imprescindível que o processo seja feito com a supervisão de um dentista. Para sua realização, o profissional fará uma moldeira sob medida para arcada dentária do paciente e escolherá o produto e tempo que melhor se enquadram com o desejo da pessoa.  

O clareamento em casa é feito durante algumas semanas (a variar entre cada paciente). A pessoa deve usar a moldeira entre 30 minutos e uma hora, conforme a indicação.

Quais cuidados após o clareamento dental?

Os resultados do clareamento dental não são definitivos, contudo, alguns cuidados básicos contribuem para que os dentes fiquem brancos por mais tempo. A primeira, claro, é manter a higiene bucal em dia, escovando os dentes após cada refeição, após acordar e antes de dormir, não esquecendo do fio dental.

Diferentemente do que se acreditava no passado, a ingestão de café, sucos e alimentos coloridos não prejudica o efeito do clareamento, desde que consumidos com moderação e sejam seguidos de uma boa higienização bucal.

O tabaco, por conta da nicotina, é um agente bastante prejudicial à manutenção dos resultados – e da saúde como um todo -, por isso, deve-se evitar seu consumo.  

Clareamento dental dói?

Muitas pessoas chegam ao consultório odontológico com o desejo de realizar um clareamento, mas ficam receosas por crerem que o procedimento pode causar dor nos dentes. Já adiantamos, isso não é verdade. O clareamento dental não dói.

O que pode ocorrer é o surgimento de uma leve sensibilidade nos dentes, mas essa sensação passa em até um mês.

Qual o valor de um clareamento dental?

Para definir o valor de um clareamento dental, o paciente deve passar pela avaliação de um dentista. O profissional irá analisar todas as questões que envolvem o tratamento, desde a situação da pigmentação dos dentes até possíveis contraindicações.

Quando todos as informações que englobam o clareamento estiverem claras para dentista e paciente, o profissional poderá determinar o número de sessões e, assim, estipular um valor.

Venha fazer sua avaliação conosco! Entre em contato!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!