Aplicação de flúor

em primeiro plano uma menina loira está deitada em uma cadeira odontológica verde, segurando um espelho em forma de dente na mão esquerda e um espelhinho redondo de dentista na mão direita. Mais na direita da imagem, uma dentista segura uma escova de dentes branca enquanto examina a boca da menina.

Assim como os adultos, as crianças também podem fazer a aplicação de flúor nos dentes. Esse ativo ajuda a manter um sorriso saudável e livre de cáries, e o seu uso desde cedo já cria o hábito do cuidado entre os pequenos. Entenda como é feito este procedimento e quais os benefícios do flúor!

Qual a função do flúor?

Aplicado em pacientes com uma alimentação rica em carboidratos e açúcares, o flúor é um mineral que, entre outros usos, é aliado na redução das cáries dentárias. Uma dieta desequilibrada implica na proliferação de algumas bactérias na boca e elas, por sua vez, produzem um ácido que age sobre o esmalte do dente, removendo as substâncias que os mantém saudáveis.

Além de combater a cárie, o flúor tem outra função muito importante no organismo. Ele é parte essencial da desmineralização e da remineralização dentária, processos que acontecem depois das refeições como resultado da ação da saliva e da reposição de minerais pelos alimentos que são consumidos.

Porém, em adultos e crianças alguns benefícios são mais específicos em virtude da fase de crescimento. Nos adultos o flúor trabalha para o fortalecimento do esmalte dentário e prevenção contra as cáries; nas crianças, por sua vez, esse mineral é depositado nos ossos em processo de formação, criando uma barreira de proteção desde a infância.

Como a aplicação de flúor é feita em crianças?

Para a aplicação do flúor em crianças, o odontopediatra usa um gel com alta concentração do ativo e, com uma escova, o espalha sobre a superfície dentária do paciente. O procedimento é completamente indolor, realizado de forma muito rápida e prática, sem incômodos para a criança.

Dentro de pouco tempo, o paciente já está liberado e pode para voltar para casa, sendo a única observação evitar o consumo de bebidas ou alimentos nos 30 minutos após a aplicação do flúor, a fim de que ele seja totalmente absorvido pelo organismo. Fora isso, a criança pode retomar as suas atividades normais logo depois do procedimento.

Qual a frequência da aplicação de flúor?

A indicação é que a aplicação de flúor ocorra duas vezes por ano nas crianças, fora a manutenção em casa com a presença dos pais ou responsáveis. Essa continuidade no tratamento é feita com cremes dentais, enxaguantes bucais, entre outros produtos com flúor recomendados pelo seu dentista.

Ainda que esse mineral tenha muitos benefícios e seja importante para a saúde do sorriso, é preciso ter limites, pois tudo que é em excesso pode fazer mal. Logo, a avaliação do odontopediatra se torna essencial antes de qualquer tratamento. Ele vai diagnosticar a criança e recomendar a quantidade adequada de flúor, levando em conta também a idade, a fim de não sobrecarregar o organismo.

Em casos específicos, quando existe uma predisposição para cáries, por exemplo, o profissional pode até mesmo aumentar a dose recomendada do ativo e ainda a frequência entre as aplicações.

Quais os benefícios da aplicação de flúor?

O principal benefício do flúor está em fortalecer os dentes contra a proliferação de bactérias nocivas e sua ação causadora de cáries. A aplicação também é recomendada para auxiliar no tratamento e na restauração de pequenos danos que já tenham sido causados por esses microrganismos.

Somado a isso, o mineral atua no fortalecimento do esmalte dentário, o que evita que esses problemas se infiltrem mais profundamente nos dentes. Todavia, é preciso esclarecer que o flúor não tem o poder de curar a cárie, mas sim frear o avanço dessa condição.

Qual o preço da aplicação de flúor?

Não é possível definir o valor para o procedimento sem antes passar pela avaliação do dentista. Fatores como o número de aplicações, a quantidade necessária de flúor e até mesmo os hábitos de higiene bucal em casa podem influenciar no tratamento e, consequentemente, no orçamento.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!