Pré-natal odontológico

uma gestante loira, usando calças e um blusão claros, está deitada em uma cadeira odontológica azul com as mãos apoiadas na barriga. Uma dentista - usando jaleco branco, máscara e com os cabelos escuros presos – examina a sua boca. Ao fundo é possível ver aparelhos de um consultório odontológico.

A gestação é um período de mudanças no corpo de qualquer mulher e isso ocorre, principalmente, pelo aumento do nível dos hormônios progesterona e estrogênio no organismo. Porém, o que poucas pessoas sabem, é que as alterações podem dar origem a doenças periodontais (gengivais) na gestante. Logo, a saúde bucal também precisa de um acompanhamento específico nessa fase, e é aí que entra o dentista especializado em pré-natal odontológico. Confira!

O que é o pré-natal odontológico?

Basicamente, o pré-natal odontológico é o acompanhamento periódico realizado pelo dentista, assim como a assistência médica que já é de praxe nesta fase. Por meio dele, a mulher é orientada sobre todos os cuidados necessários para garantir a sua saúde bucal durante a gestação.

O dentista irá ensinar como manter hábitos de higiene saudáveis, como proceder em caso sinta dores ou incômodos na boca, quais os sintomas da Periodontite, entre outros aspectos. No pré-natal odontológico, o profissional faz a profilaxia dos dentes e trata problemas que a grávida já tinha antes de engravidar, a fim de evitar complicações ao longo dos meses. A paciente também é orientada sobre a saúde bucal do recém-nascido, o que contribui para que a criança tenha um desenvolvimento mais saudável.

Como o pré-natal odontológico funciona?

Realizado por meio de uma rotina de consultas agendadas, o pré-natal odontológico varia conforme a necessidade de cada paciente, assim como as condições bucais existentes. O indicado é que, assim como no pré-natal tradicional, seja feito pelo menos uma consulta por trimestre ao longo de toda a gestação.

O acompanhamento começa nos dois primeiros meses; depois há uma segunda consulta, entre o quarto e o quinto mês de gravidez; e o último encontro é mais próximo ao parto, no sétimo ou oitavo mês. Todavia, é importante destacar que, dependendo da saúde bucal de cada mulher, o dentista pode recomendar mais consultas.

Qual a importância do pré-natal odontológico?

No período de gestação, variações hormonais ocorrem no organismo da mulher e afetam o sistema circulatório, o que inclui a boca e, em especial, as gengivas, que ficam mais sensíveis e suscetíveis a ação de bactérias. Outra mudança é nos hábitos alimentares, uma vez que a mulher se alimenta mais vezes ao longo do dia.

A partir disso, gestantes com dietas ricas em açúcares e carboidratos, ou que não fazem a correta higienização bucal, podem desenvolver placa bacteriana, inflamações gengivais, cáries e tártaro. Tudo isso gera dor, desconforto e, em alguns casos, pode até acelerar o trabalho de parto. Por isso a importância do pré-natal odontológico!

Outro ponto que merece atenção é o fato de que, logo nos primeiros três meses de gestação, a grávida tem uma tendência a náuseas e vômito. Como consequência, o ph da boca fica mais ácido e pode acontecer a erosão dental, bem como o aumento de bactérias no meio bucal.

Portanto, o acompanhamento regular com um dentista complementa os cuidados com a saúde feminina, garantindo uma gravidez sem surpresas desagradáveis. O pré-natal odontológico contribui ainda para desenvolvimento da criança e aumenta as chances de uma parto seguro, no momento correto e sem complicações.

O paladar do bebê

O desenvolvimento da criança no período gestacional está conectado à saúde bucal da mãe. Após o primeiro trimestre, por exemplo, o bebê começa a fortalecer o paladar por meio dos nutrientes presentes no líquido amniótico que o envolve.

Logo, o bebê experimenta um pouco de tudo aquilo com que a gestante se alimenta. Esses nutrientes chegam organismo da criança, influenciando a formação dos ossos, dos dentes e das células como um todo.

Procure o odontopediatra

Por todas essas razões a gestante deve ter o acompanhamento de um odontopediatra. Esse profissional pode também esclarecer sobre o uso da chupeta e da mamadeira, como ocorre a erupção dos dentes de leite, entre outras dúvidas. Ele garante a saúde bucal da mulher, assim como o desenvolvimento do bebê sem nenhum problema ligado à alimentação ou higiene bucal.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!