12 de abril de 2021
Uma mulher branca, com cabelos castanhos e lisos, está sentada em uma cadeira odontológica. Ela está sorrindo e sobre seu peito há um guardanapo para proteção. À esquerda da imagem é possível visualizar duas mãos com luvas azuis, uma segura uma pinça e a outra um espelho odontológico.

Por que ir ao dentista periodicamente?

A consulta regular com o dentista é a melhor forma de prevenir problemas bucais e até mesmo doenças do coração. Leia o artigo e saiba mais!

Você sabe como as consultas médicas de rotina são importantes, certo? Assim como elas, a visita frequente ao dentista é fundamental para a manutenção dos seus dentes e da sua saúde. Dessa forma, é possível diagnosticar algumas doenças bucais silenciosas, a presença de cáries e ainda prevenir diversos tipos de doenças que envolvem todo o organismo, até mesmo o coração! Confira nosso artigo e entenda como a consulta odontológica rotineira pode garantir o seu bem-estar.

Como é feita a consulta odontológica de rotina?

Uma consulta de rotina com o dentista é simples e visa a prevenção e o diagnóstico de enfermidades bucais. Uma das primeiras avaliações do profissional é o exame minucioso dos dentes, da gengiva e da mucosa bucal. Dessa forma é possível detectar a presença de cáries e/ou doenças e já dar início ao tratamento adequado.

Frequentemente, é realizada a profilaxia e a higienização profissional dos dentes. Para isso, o dentista utiliza instrumentos especiais que irão fazer a raspagem, removendo a placa bacteriana e o tártaro. Esse procedimento evita diversos problemas associados à presença de bactérias na boca, como a gengivite, o mau hálito e a própria cárie.

Além disso, quando o paciente apresenta sintomas que possam indicar enfermidades, o dentista pode recomendar alguns exames. O mais comum deles é a radiografia odontológica. Esse raio-X permite o diagnóstico de ossos danificados na mandíbula ou no maxilar, abcessos, cistos, cáries entre os dentes e outros problemas bucais.

Com que frequência preciso ir ao dentista?

O ideal seria que os pacientes não esperassem o surgimento de sintomas para buscar a ajuda de um dentista. Porém, nem sempre há essa precaução. Assim, é comum que as visitas sejam feitas apenas para o tratamento e não para a prevenção.

Entretanto, se você busca mais saúde e bem-estar, o ideal é que a consulta odontológica de rotina seja feita como forma de evitar os problemas bucais. A recomendação mais comum é que ela ocorra a cada seis meses, mas esse período pode variar de acordo com a indicação profissional para cada caso. Pessoas com doenças pré-existentes e maior tendencia às caries, por exemplo, precisam de acompanhamento com maior regularidade.

Para saber qual é a frequência de visitas mais adequada ao seu caso, consulte um odontologista. Ele saberá recomendar a periodicidade ideal e os melhores tratamentos para a sua saúde bucal.

Conheça os benefícios da consulta periódica com o dentista

Os principais benefícios da visita periódica ao dentista são a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças bucais. A seguir, listamos alguns dos problemas que podem ser remediados com a simples consulta de rotina:

Diagnostique o câncer de boca

O câncer de boca pode apresentar sintomas que passam despercebidos pelo paciente, mas são facilmente detectados pelo profissional. Nesses casos, a boca pode apresentar manchas brancas e avermelhadas, além de feridas com difícil cicatrização. Com a visita regular ao dentista é possível diagnosticar, precocemente, a doença e iniciar o tratamento para que ela não se agrave.

Elimine cárie, tártaro, placa bacteriana e mau hálito

Mesmo com a higiene frequente dos dentes, é comum que algum tipo de placa bacteriana permaneça neles. Isso pode ocorrer, especialmente, em regiões que o paciente não consegue escovar corretamente, como os molares que ficam mais no fundo da boca.

Durante a consulta, o odontologista faz a limpeza profissional dos dentes, retirando a placa bacteriana e o tártaro. Dessa forma, problemas como as cáries e o mau hálito não se instalam com tanta facilidade.

Previna problemas cardíacos

Você sabia que a saúde cardíaca e a bucal estão conectadas? A relação entre elas ocorre por meio da disseminação de bactérias e germes, a partir da boca e pela corrente sanguínea. Quando o coração apresenta áreas lesionadas, pode acontecer a fixação dos microrganismos nesses pontos e, como consequência, a inflamação do órgão.

Esse processo pode gerar a endocardite, uma doença que causa a infecção do revestimento interno do coração. Além disso, doenças como a aterosclerose (artérias entupidas) e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) estão relacionados à inflamação gerada por bactérias bucais.

Para prevenir essas enfermidades e controlar com mais efetividade a presença das bactérias na boca, é preciso consultar regularmente o dentista.

Quais os perigos de não consultar o dentista periodicamente?

Quando a consulta com o odontologista não é feita de forma periódica, não ocorre a prevenção de problemas bucais e nem o diagnóstico precoce. Dessa forma, os tratamentos realizados pelo dentista precisam ser mais invasivos e longos.

Além disso, se o dentista não for consultado regularmente, pode acontecer a perda de dentes devido às cáries, má oclusão dentária, agravamento de gengivites e doenças periodontais, entre outros problemas. Por isso, acompanhe a sua saúde bucal e faça check-ups frequentes! Assim você economiza tempo, dinheiro e garante um sorriso mais bonito e saudável.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!