Aparelho ortodôntico fixo metálico

Ao centro da imagem há um close na boca de uma pessoa branca. Ela está sorrindo e sobre os seus dentes há um aparelho ortodôntico, as suas borrachinhas são verdes.

Existem diversos modelos de alinhadores dentários no mercado, cada um com finalidades e benefícios diferentes. Dentre as opções, uma das mais utilizadas é aparelho ortodôntico fixo metálico. Ele atua corrigindo o alinhamento dos dentes através da força mecânica e promove um sorriso mais harmônico. Quer conhecer mais sobre essa solução tão popular? Acompanhe o nosso informativo e saiba mais!

O que é o aparelho ortodôntico fixo metálico?

O aparelho ortodôntico fixo metálico é um equipamento utilizado para a correção de problemas na mordida e disposição dos dentes na arcada dentária. É caracterizado pela presença de fios, bandas e bráquetes. Para que seu tratamento seja efetivo, utiliza borrachinhas que podem ser coloridas ou transparentes.

Indicações

A utilização do aparelho ortodôntico fixo metálico é destinada a diversas correções no sorriso. Pode ser indicado para pessoas que possuem desalinhamentos dentários, como dentes tortos ou muito separados. Além disso, pode também ser implementado para correções na mordida e, dessa forma, evitar problemas futuros causados por esse desajuste.

Como funciona o aparelho ortodôntico fixo metálico? 

Um planejamento prévio é necessário antes da efetiva implementação desse tratamento. O odontologista irá realizar a análise da arcada dentária do paciente, além de solicitar radiografias completas. Através desses exames é possível detectar todos os ajustes necessários e detalhes do tratamento com o aparelho ortodôntico fixo metálico.

Após essa etapa inicial, o dentista irá realizar a fixação do equipamento nos dentes. A partir de então, o aparelho passa a alinhar os dentes através da força mecânica que exerce sobre eles. A movimentação ocorre de forma a posicionar o sorriso de forma adequada e corrigir problemas na mordida.

O tratamento com o aparelho ortodôntico fixo metálico pode levar alguns anos para apresentar o resultado pretendido, variando de acordo com a severidade dos problemas anatômicos.

Com que idade posso colocar o aparelho?

A recomendação dos dentistas é que, a partir dos 7 anos, toda criança passe pela avaliação ortodôntica. Através dela, é possível detectar a necessidade do uso de um aparelho ortodôntico e que tipo é mais adequado ao caso.

Nessa idade, os ossos da face ainda não foram totalmente fixados, tornando o alinhamento e a correção da mordida mais fáceis e efetivos. Ainda assim, nessa fase, a maior parte dos tratamentos é feita com a utilização de aparelhos móveis.

Os aparelhos ortodônticos fixos metálicos são mais indicados a partir da adolescência, fase em que todos os dentes permanentes já estão presentes na arcada. Ou seja, a partir dos 13 anos já é possível iniciar o alinhamento dos dentes e correção da mordida com o aparelho ortodôntico fixo. De qualquer forma, consulte o seu odontologista para entender qual a melhor solução em seu caso.

Benefícios

O aparelho ortodôntico fixo metálico proporciona resultados satisfatórios para os mais variados tipos de desalinhamentos dentários. Além disso, é indicado para correção da mordida, unindo dois tratamentos em apenas um equipamento. A sua manutenção tende a ser tranquila e não gerar complicações, dependendo apenas da disciplina do paciente.

Além disso, por não ser um aparelho móvel, permanece sobre os dentes na forma idealizada pelo odontologista, evitando eventuais utilizações incorretas. Quando comparado a outros equipamentos, tende a ter um custo relativamente mais baixo, variando, é claro, com as especificidades de cada caso.

Quais são os cuidados com o aparelho ortodôntico?

Após a implementação, o aparelho ortodôntico fixo metálico demanda alguns cuidados. Os principais são:

  • Higienização intensificada, evitando o acúmulo de impurezas nas ligas metálicas e o surgimento de placa bacteriana nos dentes;
  • Utilização de fio dental para concluir a limpeza de forma adequada;
  • Evitar choques na região da boca de forma que os bráquetes não sofram impactos;
  • Consulta periódica ao odontologista responsável, que irá realizar a manutenção e orientar quanto a utilização do aparelho ortodôntico.

Quanto custa o aparelho ortodôntico fixo metálico?

Para saber o valor do tratamento com o aparelho ortodôntico metálico é preciso passar pela avaliação de um dentista. Ele irá levar em conta as especificidades do seu caso e correções necessárias para o alinhamento do seu sorriso, somente assim é possível definir o preço para o seu tratamento.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!