Tratamento de canal

Uma mulher de pele clara e cabelos castanhos está vestindo um blusão marrom claro. Ela toca sua bochecha com a mão direita enquanto exibe um semblante de desconforto.

O tratamento de canal é um procedimento realizado para remoção da polpa do dente de pessoas que fraturaram ou tiveram cárie profunda. Apesar da fama de ser um processo desconfortável, o tratamento é indolor por conta da anestesia. Saiba mais sobre o tratamento de canal no texto que preparamos.

O que é tratamento de canal?

O tratamento de canal, pode ser definido como um procedimento realizado para remoção da polpa de um dente inflamado por fratura ou cárie profunda.

Contudo, antes de explicar comO o tratamento é realizado, é fundamental compreender o que é polpa do dente, cárie profunda e fratura dental.

Polpa do dente

É uma estrutura interna dos dentes. Esse tecido mole vai desde a coroa do dente (a parte superior, o que muitas pessoas pensam ser o dente por si só), até a ponta da raiz, que fica na inervação da mandíbula e maxila. Dentro da polpa, estão todos os nervos e vasos sanguíneos que compõem o dente. Por isso, qualquer lesão nesta região causa grande desconforto, e até inchaço da face.

Cárie profunda

É o estágio avançado da conhecida cárie. Quando as bactérias presentes no interior da boca não são eliminadas/controladas com uma higiene adequada, começam a proliferar e multiplicar-se de forma a atacar, inicialmente, o esmalte dos dentes. Ao momento que estas estruturas começam a lesar a polpa do dente, acabam comprometendo-a, e, por isso, o paciente sente grande dor e o tratamento de canal é a solução.

Fratura dental

É quando o dente quebra, seja por um trauma ou, até mesmo, pelo enfraquecimento devido a uma cárie. Normalmente, quando a fratura é grande e necessita de uma nova coroa para o dente, o tratamento de canal é indicado, pois a polpa pode necrosar.

Como é feito o tratamento de canal?

Antes de qualquer etapa prática, o paciente deve passar por uma avaliação minuciosa e detalhada. Nesta análise, o dentista responsável irá averiguar o estado dos dentes do paciente, além de diversos outros pontos essenciais. Quando todas as informações forem coletadas pelo profissional, o procedimento poderá ter início.

Primeiramente, o paciente será anestesiado, para que não haja desconfortos durante o procedimento. Depois começa a fase de acesso, onde utilizando a caneta de alta rotação – o famoso “motorzinho” -, o dentista irá chegar até o tecido que está comprometido.

Em seguida, o profissional irá retirar toda polpa infeccionada. Durante esta fase da cirurgia, os canais são esvaziados, descontaminados, alargados e alisados. Por fim, o dentista fará a obturação do canal, preenchendo o canal com um material especial.

Tratamento de canal dói?

O tratamento de canal possui a fama de ser um procedimento que causa dor, mas isso não é bem assim. A sensação de desconforto se dá por conta da inflamação e não do processo em si, já que o paciente é anestesiado antes de tudo. E, visto que a região da polpa é extremamente sensível, quanto mais a pessoa demorar para procurar auxílio odontológico, mais dor ela sentirá.

A maneira mais eficaz de evitar qualquer desconforto é fazer a higiene bucal de maneira correta. Utilizando escova, pasta de dentes e fio dental. Além disso, passe por consultas regulares com seu dentista para avaliar a saúde de sua boca.

Como é a recuperação após o tratamento de canal?

Após o tratamento de canal, o paciente deve seguir algumas recomendações do dentista. Nas primeiras semanas, alimentos duros devem ser evitados. Depois, com o aval do profissional responsável, a alimentação poderá voltar ao normal. A higienização da região deve ser feita com bastante cuidado, de forma suave e delicada, a fim de não causar nenhum tipo de dano ao dente tratado.

Além disso, a pessoa deve retornar ao consultório para que a evolução do tratamento seja acompanhada pelo dentista responsável.

Qual o valor de um tratamento de canal?

A resposta para essa dúvida só pode ser obtida através de uma avaliação odontológica detalhada. Nesta análise o dentista poderá averiguar o quadro, definir um protocolo para o tratamento e, assim, estipular um valor.

Ficou interessado? Agende sua avaliação com nossa equipe!