Bruxismo

No canto esquerdo da imagem está uma mulher branca, com cabelos castanhos presos em rabo de cavalo. Ela está sorrindo com os dentes a mostra e uma de suas mãos está apoiando seu queixo.

Você já ouviu falar sobre o bruxismo? Essa é uma doença que causa, entre outras coisas, o desgaste dos dentes devido ao contato forçado entre eles. Muitas pessoas sofrem com a doença, mas apenas a diagnosticam quando os sintomas são agravados. Isso ocorre porque o problema se manifesta especialmente durante o sono. Quer entender mais sobre o bruxismo e como identificá-lo mais facilmente? Então acompanhe esse informativo especial sobre a doença.

O que é o bruxismo?

Bruxismo é uma doença funcional que inclui o ranger dos dentes ou apertamento entre eles, atinge tanto crianças quanto adultos. Esses sintomas tendem a surgir em momentos de estresse ou durante o sono.

Devido à atividade muscular involuntária, os pacientes que apresentam a doença costumam apresentar lesões orofaciais e desgaste nos dentes. O bruxismo é uma doença sem cura conhecida, no entanto, pode ser controlada a partir de alguns tratamentos clínicos.

Bruxismo noturno e bruxismo diurno

Essa é uma doença que pode apresentar sintomas tanto à noite quando durante o dia. O bruxismo noturno é caracterizado especialmente pelo ranger dos dentes e é produzido de forma totalmente inconsciente durante o sono.

Já o bruxismo diurno, também conhecido como briquismo, está relacionado ao movimento de pressão entre os dentes. Esse apertamento tende a ocorrer em momentos de estresse e ansiedade emocional enquanto o paciente está acordado.

Principais causas

A causa exata do bruxismo é, até então, desconhecida pela ciência. Ainda assim, os principais indicativos apontam para o estresse psicológico como um dos gatilhos da doença. Esse estado pode ser causado por fatores internos e ligados ao bem-estar pessoal, como a alimentação, regulagem do sono e o estado físico em geral. Além das causas internas, condições como o ambiente, interações sociais e intercorrências rotineiras podem desencadear esse tipo de estresse.

Impactos na saúde bucal

O bruxismo causa impactos não apenas na saúde bucal, mas no estado de bem-estar geral dos indivíduos. Devido à extrema pressão realizada pelo maxilar e entre os dentes, a doença acarreta dores de cabeça, problemas na mobilidade articular da boca, sensibilidade e, até mesmo, na quebra dos dentes. Além dos problemas já citados, esse distúrbio pode causar:

  • Desgaste no esmalte dos dentes e em casos mais graves da dentina;
  • Dor e problemas na mobilidade dentária;
  • Fadiga facial;
  • Dores nas articulações da mandíbula

Tratamentos para o bruxismo

Como o bruxismo não possui causas claras, é preciso uma investigação prévia para posterior realização de tratamentos que amenizem os sintomas da doença. Para isso, busque o auxílio de um dentista especializado. Dentre os principais tratamentos aplicados estão:

Placa de bruxismo

Também conhecida como placa miorrelaxante, é um dispositivo de proteção colocado sobre os dentes, atuando de forma que os movimentos involuntários não os atinjam. Esse tipo de placa é confeccionada em materiais resistentes e fica entreposta nas arcadas dentárias e apoiada sobre uma delas. Com esse dispositivo é possível proporcionar maior relaxamento muscular à mandíbula e amenizar os impactos da doença na saúde dos pacientes.

Toxina botulínica

Uma das possíveis causas do bruxismo são as alterações no sistema nervoso central que induzem o corpo a apertar e ranger os dentes. A toxina botulínica age nessa disfunção e reduz a contração dos músculos. Com esse tratamento é possível amenizar as dores musculares, o desgaste causado nos dentes e a qualidade do sono.

Acompanhamento psicológico

Levando em consideração o fato de que componentes emocionais podem ser parte dos causadores do bruxismo, diversos dentistas recomendam o acompanhamento com um psicólogo como parte do tratamento. A terapia é uma forma de auxiliar o paciente a entender as situações que podem aumentar seu estresse e encontrar formas de lidar com esses momentos.

Além do acompanhamento com o psicólogo, uma equipe multidisciplinar pode ser indicada de acordo com o caso de bruxismo. Profissionais como pediatra, psiquiatra e otorrinolaringologista podem se tornar parte do processo para que o tratamento seja efetivo.

Quanto custa o tratamento para bruxismo?

Como citamos anteriormente, diversas podem ser as causas para o bruxismo. De acordo com elas, pode haver variações nos sintomas e nos impactos gerados pela doença. Deste modo, é preciso que o paciente busque a avaliação de um dentista. Através da anamnese será possível indicar os melhores tratamentos para cada caso e, por consequência, o preço para os procedimentos necessários.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!