Exodontia dos sisos

À direita da imagem está uma mão branca que segura um dente grande e branco. As unhas da mão estão pintadas com esmalte vermelho e o fundo da imagem está desfocado.

Você conhece alguém que já precisou extrair os sisos? Esse procedimento é muito comum nos consultórios odontológicos, o que pode criar um mito de que esse dente gera apenas desconforto e muitas dores. A boa notícia é que isso nem sempre precisa ser assim. A seguir, você vai conhecer a função dos terceiros molares, em que casos eles precisam ser retirados e como funciona a exodontia dos sisos:

O que é a exodontia dos sisos?

As exodontias, são as cirurgias realizadas para a extração de um ou mais dentes. Ela ocorre principalmente para a remoção dos molares, entre eles, o siso. Ainda que esta seja uma cirurgia bastante comum, nem todas as pessoas que possuem esse dente precisam retirá-lo.

O que são os sisos?

Os terceiros molares, conhecidos como “sisos”, são os últimos dentes da arcada dentária. Quando crescem bem alinhados, favorecem a mastigação, mas, em muitos casos, a boca não possui espaço suficiente para a sua acomodação, trazendo prejuízos para a saúde.

Mas porque isso ocorre? Os sisos eram fundamentais nos humanos pré-históricos, mas com a evolução da sociedade e avanços tecnológicos, a alimentação mudou e eles perderam suas principais funções. É por essa razão que algumas pessoas não possuem esses dentes e a tendência é que com o passar dos anos, eles desapareçam completamente.

Indicações

Os sisos costumam romper a cavidade oral em pessoas com idades entre 17 e 25 anos. Como citado anteriormente, em diversos casos a boca não possui espaço para acomodação desses dentes. Assim, eles podem empurrar e desalinhar o restante da arcada dentária, causando dores, desconfortos e afetando a estética do sorriso.

Nesses casos, a exodontia dos sisos é recomendada e pode ser feita como meio de prevenção a esses problemas. Além disso, os terceiros molares podem ser difíceis de higienizar, favorecendo o surgimento de cáries e infecções, que geram dor e demandam procedimentos mais invasivos, como o tratamento de canal.

Consulte o seu odontologista para verificar a necessidade da exodontia dos seus sisos e acompanhar o crescimento desses dentes de forma precoce. Antes da indicação dessa cirurgia, alguns exames devem ser realizados, como o raio x da arcada dentária, a fim de conhecer a posição e condição prévia dos sisos.

Como é feita a cirurgia?

O processo da exodontia dos sisos é relativamente simples, mas a sua complexidade varia de acordo com cada caso. O primeiro passo para a realização da cirurgia é a aplicação da anestesia local para que o paciente não sinta dores ou desconforto durante o procedimento.

A partir de então, inicia-se a remoção do dente, incluindo toda a sua estrutura: raiz, coroa, fragmentos de ossos etc. A duração da cirurgia pode variar bastante e depende das condições prévias dos sisos.

Quais são os cuidados após a exodontia dos sisos?

Assim como em qualquer procedimento invasivo, alguns cuidados devem ser tomados após a exodontia dos sisos. A primeira recomendação de seu dentista certamente será o repouso para que a recuperação seja adequada.

Também é recomendável que o paciente não se alimente com comidas muito sólidas e quentes, evite a exposição ao sol e não pratique nenhum tipo de atividade física. Assim, são evitados sangramentos e a cicatrização ocorre mais tranquilamente.

Comumente o seu dentista pode indicar compressas frias para aliviar o inchaço da região, já que esse sintoma é normal e pode persistir por alguns dias. Além dos cuidados já citados, é fundamental que todos os remédios prescritos pelo cirurgião sejam tomados. A medicação garante que a recuperação da área seja completa e evita infecções e desconfortos pós-cirúrgicos.

Qual o valor para a exodontia dos sisos?

Se você percebe algum incômodo relacionado ao nascimento dos sisos, consulte o seu dentista. Ele irá identificar o problema e indicar o melhor método para tratamento. Quando a exodontia é prescrita, tem preço variável. As condições prévias dos sisos e quantidades de dentes a serem removidas serão levadas em conta para a definição do valor do seu procedimento.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!