Protocolo Fixo

Em uma imagem close-up, uma mulher de pele branca e cabelos loiros está com sua boca aberta enquanto um profissional examina seus dentes inferiores com um instrumento.

O protocolo fixo consiste no implante de uma prótese fixa com todos os dentes. Essa técnica pode restaurar o sorriso e mastigação do paciente em uma única consulta, pois é possível fazer o implante de pinos de titânio e colocar a prótese no mesmo dia. Além da questão estética, o tratamento promove benefícios como estabilidade durante o uso do dia a dia, conforto e até melhora na fonética do paciente.

O que é o protocolo fixo?

O protocolo fixo é um procedimento indicado àqueles pacientes que já não possuam nenhum dente e queiram trocar a prótese móvel – a famosa dentadura – por uma prótese de dentes fixos. A técnica pode ser feita tanto na parte superior quanto inferior da arcada dentária.

O processo é feito utilizando materiais de altíssima qualidade e durabilidade, o que promove uma longa vida útil à prótese. Além disso, com a associação de equipamentos de última geração, cria-se um modelo que respeita todas as características únicas do paciente, conferindo assim um aspecto natural e muito agradável.

Essa técnica promove em pouquíssimo tempo uma retomada na capacidade de mastigação com alto conforto e segurança. Além de benefícios estéticos, pois devolve todos os dentes do paciente de uma única vez e, por consequência, melhora a autoestima.

Como é feito?

Primeiramente, o paciente deve passar por uma avaliação minuciosa. Nesta análise, o dentista responsável irá averiguar todos os pontos que englobam o procedimento, desde quantos pinos serão necessários, até se o nível de tecido ósseo é suficiente para o implante. Aqui na Nesello Odontologia, trabalhamos com equipamentos de última geração, capazes de fornecer um diagnóstico com altíssimo grau de precisão e detalhamento.

Um dos instrumentos que utilizados na Nesello Odontologia cria um modelo tridimensional de toda arcada do paciente, permitindo ao profissional responsável ter conhecimento de cada característica do local do implante, além de poder encaminhar o escaneamento para criar a prótese fixa.

Depois que toda parte de análise é feita, o dentista encaminhará o modelo tridimensional para um laboratório, onde um especialista protético criará a prótese fixa do paciente.

Quando todos os pontos anteriores forem cumpridos, o procedimento de implante terá início. O primeiro passo é a realização de anestesia para garantir o conforto do paciente durante todo o processo. Depois, o cirurgião-dentista irá fazer furos na gengiva com o tamanho preciso dos pinos de titânio.

Em seguida, são inseridos os pinos e, caso seja possível, a prótese é colocada no mesmo procedimento. Do contrário, o dentista irá solicitar que o paciente aguarde o período de cicatrização e osteointegração (processo em que as células ósseas se acoplam à superfície do pino de titânio).  

Quais são os cuidados com a prótese do protocolo fixo?

Após o procedimento, o paciente será orientado a manter todos os cuidados que são exigidos normalmente. A escovação deve ser feita ao acordar, antes de dormir e após as refeições, incluindo o uso de fio dental. Além destes, o dentista poderá indicar o uso de uma escova interdental para limpeza de espaços entre os dentes.

Outro cuidado essencial é em relação a alimentação. Nos primeiros 30 dias após o implante, o paciente deve apenas ingerir alimentos macios. Depois, com o aval do dentista, comidas mais duras podem voltar às refeições, mas sempre com cuidados.

Quais os benefícios do protocolo fixo?

Além dos benefícios citados anteriormente, como retomada de todos os dentes e a capacidade de mastigação, o protocolo fixo também proporciona melhoras na capacidade fonética, e aumenta o conforto e estabilidade da prótese.

Além destes benefícios, o protocolo fixo destaca-se por evitar os transtornos que a prótese móvel pode causar no dia a dia. Ela não descola e, como é feita com um molde perfeito, é totalmente adaptada para todas as características da arcada do paciente.

Qual o valor do protocolo fixo?

A única maneira de definir o valor de um protocolo fixo é através de uma avaliação com um dentista especializado em implantodontia. Este profissional será capaz de analisar todo quadro do paciente, suas necessidades e especificidades, além de exigir exames específicos.

Quando todas estas informações estiverem disponíveis, o profissional poderá definir um número de consultas e, assim, um valor para o protocolo fixo.

Ficou interessado? Agende sua avaliação conosco!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!