Sorriso digital

Na imagem uma pessoa segura em suas mãos uma prótese de arcada dentária. É possível ver todos os dentes do lado esquerdo do objeto.

O avanço da tecnologia anda lado a lado com a ampliação de possibilidades no campo odontológico. Um claro exemplo disso é a criação do sorriso digital, uma técnica que reproduz a arcada dentária do paciente com altíssimo grau de fidelidade e permite a impressão de um modelo físico para avaliação conjunta do dentista e paciente. Saiba mais.

O que é Sorriso digital?

Sorriso digital, ou digital smile design, é uma técnica que permite através do emprego de aparelhos de tecnologia de ponta, reproduzir a arcada dentaria do paciente de forma fiel e, com o uso de uma impressora 3D, imprimir toda estrutura. Com este molde, o profissional pode criar uma simulação quase perfeita de como o sorriso do paciente ficará após algum procedimento específico.

Este processo vem ganhando cada vez mais adeptos, pois permite que o paciente visualize os resultados antes mesmo destes estarem em seus dentes. Desta forma, as chances de um resultado insatisfatório ou alterações são consideravelmente reduzidos.

O Digital Smile Design permite quea pessoa participe de forma ativa na escolha e construção das mudanças que serão feitas em seu sorriso.

Como funciona?

Utilizando um aparelho de última geração, o dentista escaneia toda a arcada dentaria do paciente com altíssima precisão. A ponteira desse equipamento dispara um feixe de luz potente que, associada a um sensor, consegue enviar para o computador todas as informações necessárias para projetar um modelo tridimensional da arcada.

Quando todo escaneamento estiver pronto, o dentista e o paciente podem averiguar os mínimos detalhes na reprodução digital da arcada. Caso queiram, já podem começar a planejar as mudanças detalhadas e específicas através do modelo virtual. Contudo, aqui na Nesello Odontologia, somos parceiros de laboratórios equipados com impressoras 3D, que possibilitam a criação de um modelo físico idêntico a imagem captada pelo scanner.

Desta forma, o paciente e o dentista podem discutir o planejamento do procedimento a ser feito de maneira mais fluída, pois com um modelo físico toda compreensão de ambos se torna mais fácil. A pessoa pode dar palpites, sugestões e assim chegar o mais perto possível de seu desejo original.

O processo, além de ser muito mais rápido que o método tradicional – que usa aquela massinha e precisa ficar algum tempo parada para pegar a forma dos dentes – consegue dispor diversos detalhes precisos, como a posição de nervos e pequenos relevos na estrutura dos dentes.

Quais são os benefícios?

Além dos benefícios já citados acima, como a agilidade, praticidade, capacidade de reprodução extremamente fiel da arcada e possibilidade de o paciente ver como ficarão seus dentes pós-tratamento, o sorriso digital caracteriza-se por ser um método muito mais confortável, visto que o aparelho é anatômico e dispensa o uso de moldes.

O sorriso digital destaca-se também por não requerer o uso de massas de moldagem. Estas, por sua vez, podem causar ânsia de vômito em algumas pessoas e, em determinados casos em que haja uma deformidade do céu da boca, o material pode escoar às vias nasais.

Outro ponto de destaque desta técnica é a capacidade de permitir ao profissional responsável calcular com alta precisão o quanto é necessário aumentar, diminuir e corrigir alguma assimetria de cada dente.

Qual profissional procurar para realizar o sorriso digital?

Como a tecnologia do sorriso digital é de ponta e exige conhecimento amplo para manuseio do equipamento, não são todas as clínicas e profissionais que possuem o aparelho e a expertise necessária. Sabendo disso, quando o paciente procura esse método, deve perguntar na clínica escolhida sobre a possibilidade.

Aqui na Nesello Odontologia, possuímos uma equipe altamente capacitada para a realização do sorriso digital. Além disso, somos parceiros de laboratórios de alto padrão, equipados com impressoras 3D, e assim, conseguimos obter uma réplica física da arcada dentária dos pacientes.

Qual o valor do sorriso digital?

Definir o valor para realização da técnica de digital smile design só é possível através da avaliação minuciosa de um dentista capacitado. Nesta análise, ele observará todos os pontos que englobam a arcada dentária do paciente, os objetivos e necessidades para que esse desejo seja realizado.

Quando o profissional dispuser de todas as informações necessárias, ele poderá definir um valor para realização do sorriso digital.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação!


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!