Restauração dentária em resina

A imagem mostra o close no sorriso de uma mulher. Ela é branca e está de perfil. A sua boca está aberta e há um espelho odontológico a sua frente.

A restauração dentária em resina é um procedimento muito comum nos consultórios odontológicos. Com ela, é possível reconstituir a função de dentes que passaram por traumas devido às cáries, acidentes, bruxismo, entre outros. Você sabe quais são os métodos utilizados para aplicação da resina em restaurações dentárias? Entenda a seguir como é feito esse procedimento e quais são as suas indicações e benefícios.

O que é a restauração dentária em resina?

A restauração dentária é o procedimento realizado nos consultórios odontológicos para reabilitar dentes que passaram por traumas, sejam eles causados por agentes externos, como acidentes, ou por fatores internos, como as cáries e doenças bucais. Através desse tratamento é possível recuperar a forma estética e a função dos dentes.

A restauração dentária em resina é a opção mais esteticamente agradável para quem precisa desse tipo de procedimento, isso porque, o material possui coloração muito próxima ao tom natural dos dentes. Além disso, a resina possui alta adesividade e praticidade – em apenas uma sessão a restauração costuma ser concluída.

Indicações

Uma das principais indicações para a restauração dentária em resina é o tratamento de lesões geradas pela cárie. Quando elas são identificadas nos dentes, o ideal é que esse tratamento seja feito o mais rápido possível. Deste modo a proliferação de bactérias é inibida e os danos à estrutura dentária são amenizados – impedindo que o quadro se agrave e o nervo dentário seja atingido.

Pessoas que sofrem com doenças como o bruxismo, que causam desgaste nos dentes, também podem precisar da restauração como meio de manter a função mastigatória em seus dentes. Além dos casos já citados, a restauração é indicada para pacientes com elementos dentários quebrados, trincados, com erosão no esmalte, entre outros.

Obturação X Restauração

A obturação e a restauração dentária em resina são a mesma coisa? Apesar de muitas pessoas usarem o termo “obturação” para os dois procedimentos, eles não são tecnicamente iguais.

A restauração é um procedimento para devolver a função e forma ao dente, sendo um tratamento amplamente utilizado. Já a obturação, trata-se da etapa final do tratamento do canal, quando a fissura na estrutura dentária é preenchida com materiais como, por exemplo, a resina.

Benefícios da restauração dentária em resina

A restauração dentária em resina possui diversos benefícios para a saúde bucal. Por cobrir as fissuras presentes nos dentes, previne o surgimento de problemas relacionados às bactérias, como as cáries. Em dentes quebrados ou trincados, elas podem se instalar com mais facilidade e trazer ainda mais danos à estrutura dentária.

Além disso, quando o tratamento é feito com a resina, proporciona estética mais natural aos dentes, já que a coloração do material é muito semelhante ao dente natural.

A restauração em resina pode substituir a amálgama metálica?

Muitos pacientes possuem restaurações antigas em seus dentes e, comumente, esses procedimentos são feitos a partir da amálgama metálica. No entanto, é, sim, possível fazer a substituição da amálgama – ou outro material – pela resina.

Uma das principais vantagens nessa substituição é a coloração do material – muito mais natural do que o tom metalizado da amálgama. A resina também proporciona mais resistência ao dente, menor risco de infiltração por cáries e é um procedimento com alta durabilidade.

Qual o valor de uma restauração dentária em resina?

A restauração dentária em resina é um procedimento repleto de benefícios e que pode ser indicado em diversos tipos de tratamentos para dentes danificados. Além de recuperar elementos dentários acometidos pelas cáries, repara quebras, trincas, desgastes…

Dessa forma, o custo da restauração varia em cada caso. Para receber a instrução correta, agende uma avaliação com um dentista. Ele irá analisar a quantidade de dentes a serem tratados, presença de cáries e demais especificidades. Assim, você poderá obter um orçamento adequado e garantir que seu tratamento se dará de forma efetiva.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!