Escaneamento digital

Uma mulher branca está de perfil e sua boca está aberta. A sua frente, uma pessoa com roupas claras, máscara facial descartável e luva branca, posiciona um aparelho com led dentro de sua boca.

Um dos procedimentos feitos pelos dentistas para a escolha de um tratamento odontológico é a moldagem dos arcos dentais. Esse processo era realizado com a utilização de gesso, mas graças a tecnologia avançada, é atualmente feito através do escaneamento digital. Continue lendo e entenda as diversas vantagens desse método!

O que é o escaneamento digital?

O escaneamento digital é um dos processos para o planejamento de tratamentos odontológicos. O procedimento é feito há muito tempo nos consultórios, porém, na forma tradicional, utilizava gesso para a moldagem dos arcos dentais. Esse método antigo não proporcionava conforto ao paciente, já que, dispendia muito tempo para sua conclusão.

Em contrapartida, o escaneamento feito através de scanner digital, reproduz toda a arcada dentária de forma rápida e menos invasiva. Além disso, proporciona imagens em alta resolução, fator que permite maior precisão nos diagnósticos obtidos.

Como é feito o escaneamento digital?

Esse exame é feito utilizando um scanner digital que projeta uma luz sobre toda a arcada dentária do paciente. Nesse processo, as informações obtidas são enviadas para um software que produz um modelo tridimensional da estrutura bucal e a exibe em um monitor. As imagens geradas por ele são muito precisas e de alta resolução, dessa forma, permite que o dentista possa indicar tratamentos mais acertados.

Indicações

O escaneamento digital é indicado para todos os casos que necessitam da moldagem dos arcos dentais como meio de planejamento. O procedimento auxilia na produção de próteses dentárias, alinhadores, aparelhos ortodônticos e pode servir como guia para cirurgias.

Além disso, é uma forma de substituição em casos que a moldagem convencional não pode ser realizada. Isso pode ocorrer devido ao incômodo gerado pelo gesso que é utilizado nos moldes tradicionais. Alguns pacientes podem sentir desconfortos e, até mesmo, ânsia de vômito. Assim, o escaneamento digital se torna uma forma mais precisa e confortável de ser feita em consultório.

Principais benefícios

O escaneamento digital é um procedimento simples, rápido e indolor, sendo mais confortável para o paciente do que método tradicional de moldagem. Ele garante mais precisão nos resultados e ainda elimina algumas etapas clínicas. Conheça os principais benefícios desse método:

  • Apresenta mais precisão do que os moldes tradicionais, evitando distorções que podem ocorrer em materiais como o gesso e o alginato;
  • Por não necessitar de moldagens na boca do paciente, é um processo mais confortável e simples;
  • O procedimento é feito de forma rápida, exigindo menos tempo do paciente;
  • Gera diagnósticos mais confiáveis e é mais ilustrativo, fazendo com que o paciente entenda os tratamentos que necessita;
  • Capta oclusões e outros problemas bucais com alta precisão;
  • Gera resultados digitais, não necessitando de laboratórios externos para conclusão do exame.

Além disso, o scannerutilizado gera resultados que não são possíveis na forma tradicional, como dados sobre densidade óssea e posicionamento dos nervos. Dessa forma, o escaneamento digital apresenta maior fidelidade à arcada dentária, fator decisivo no planejamento e resultado dos tratamentos aplicados.

Qual o preço do escaneamento digital?

O escaneamento digital é um procedimento utilizado para planejamento de diversos tipos de tratamentos. Assim, seu valor pode variar de acordo com o protocolo mais indicado para cada caso. Para saber o valor do seu exame e obter orientação adequada à sua realidade, busque a avaliação de um odontologista especializado.


Topo
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!